E cá estamos nós de novo com as últimas atualizações da App Store! Vamos a elas?
Adobe
A gigante dos softwares liberou novidades para vários dos seus produtos, como veremos abaixo:
Photoshop para iPad
A versão do Photoshop para iPad continua não sendo a transposição completa do famosíssimo editor de imagens para desktops, mas a Adobe continua adicionando recursos ao aplicativo.
Recentemente, dois elementos importantes chegaram por lá — a começar pelo suporte às Curvas, que permitem ao usuário realizar ajustes finos na cor e no tom das imagens (contraste, saturação, exposição, destaques, sombras e balanço) de maneira não-destrutiva.
Na mais recente versão do Photoshop para iPad, também é possível ajustar a sensibilidade do Apple Pencil — com isso, você pode configurar precisamente a quantidade de força que precisa aplicar no acessório para chegar à espessura desejada nos pincéis.
Fresco
Enquanto isso, o aplicativo de pintura para iPads ganhou um novo eyedropper (aquela ferramenta para capturar uma cor dentro de um projeto) com suporte a múltiplas cores — ele captura automaticamente cores adjacentes àquela selecionada para criar uma paleta instantânea, com variações naturais.
Pela primeira vez, o Fresco ganhou também uma ferramenta de trim para vetores — com ela, é possível remover traços que se conectam ou se cruzam. Temos, ainda, uma nova ferramenta para capturar formas (em vetores ou imagens rasterizadas), novos pincéis para borrar e novos atalhos de teclado para criar novas abas, inverter a tela e muito mais.
Softwares multimídia
Os softwares da Adobe focados em áudio e vídeo — Premiere Pro, After Effects, Audition, Character Animator e Premiere Rush — também receberam novidades. Os dois primeiros, por exemplo, ganharam suporte ao formato ProRes RAW, da Apple (que recentemente começou a ser testado no mundo Windows, aliás).
O Premiere Pro, especificamente, recebeu melhorias nas ferramentas de gráficos e efeitos, como uma renovação da ferramenta Pen, e agora traz suporte aos arquivos de áudio das bibliotecas da Creative Cloud. Já o After Effects trouxe novidades para motion designers, como novas ferramentas para criação e animação de formas.
O Premiere Rush, por sua vez, agora permite que usuários ajustem seus projetos para o formato 4:5, padrão do Facebook e do Instagram. Além disso, agora é possível importar mídias do app Arquivos diretamente para o aplicativo.
A Adobe anunciou, por fim, que adotará um ritmo de atualizações menores e mais frequentes para os seus softwares de vídeo, em vez de liberar grandes updates numa frequência mais espaçada. Todas as novidades em vídeo da empresa podem ser lidas nesse post.
Mudando de gigante, o aplicativo principal do Google finalmente está ganhando suporte ao Modo Escuro no iOS e Android. No iOS 13, o recurso respeita as configurações globais do sistema; para versões anteriores, basta configurar seu visual favorito nas preferências do aplicativo.
A novidade será liberada aos poucos para todos os usuários.
Facebook e Instagram
A gigante de Mark Zuckerberg anunciou a ferramenta Shops, que ajudará empresas com atividades reduzidas pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) a criarem “vitrines digitais” dos seus produtos — já integradas a sistemas de ecommerce, como o Shopify ou o BigCommerce (para que os usuários façam as compras online já naquele ambiente ambiente), e destacadas nas páginas das empresas no Facebook e no Instagram.
O recurso permitirá que comerciantes importem suas listas de produtos de outras plataformas ou criem suas vitrines manualmente, com fotos, preço, descrição e demais informações sobre as mercadorias. Além dos links nos perfis das empresas, as páginas do Shops serão acessíveis por meio de uma aba específica nos aplicativos do Facebook — e, segundo a empresa, poderão ser eventualmente integradas também ao WhatsApp e ao Messenger.
O Facebook já disponibilizou uma versão inicial do Shops nos Estados Unidos, por enquanto exclusiva para o seu aplicativo principal — a integração com o Instagram será liberada nas próximas semanas. Há, também, planos de expandir o recurso para outros países, mas isso ainda deverá levar algumas semanas/meses.
Horizon Chase
O jogo de corrida da Aquiris Game Studio adicionou duas novas pistas homenageando a cidade natal dos seus desenvolvedores: Porto Alegre. Os circuitos “Pôr do Sol no Guaíba” e “Anoiteceu em Porto Alegre” trazem cenários e pontos turísticos reais da capital gaúcha, como o Estádio Beira-Rio e a Fundação Iberê Camargo.
Vejam só:
A atualização traz também um novo veículo, o Minuano (inspirado no lendário Miura, o esportivo nacional fabricado em PoA nas décadas de 1970/80), e novos desafios semanais.
Drafts
Por fim, o editor de texto ganhou uma novidade em seus aplicativos para macOS e iOS: o suporte à edição estilo “wiki” — com suporte a links entre rascunhos e arquivos do Drafts e outras ações realizadas com códigos simples (semelhantes àqueles usados na edição da Wikipédia, caso você já tenha se aventurado nesse mundo).
Os aplicativos trazem suporte, inclusive, ao auto-preenchimento de comandos e sintaxes — com isso, você pode simplesmente digitar termos e o Drafts sugerirá automaticamente links e comandos para outros documentos da sua conta.