O melhor pedaço da Maçã.

Chrome 83 chega com agrupamento de abas e melhores controles de segurança; Edge ganhará novidades

Vamos falar de navegadores? Recentemente, três deles ganharam novidades importantes em suas versões para desktop, incluindo o macOS — e é exatamente sobre essas novidades que falaremos a seguir!

Publicidade

Chrome

O ubíquo navegador do Google chegou à versão 83 com um recurso sobre o qual já tínhamos comentado: o suporte ao agrupamento de abas, o qual permite que usuários organizem melhor seus fluxos de trabalho e as trocentas de abas abertas simultaneamente.

Grupo de abas no Chrome

A novidade foi disponibilizada para macOS, Windows, Linux e ChromeOS, mas está sendo liberada de forma gradual — portanto, caso você tenha atualizado e ainda não tenha visto suporte ao agrupamento de abas, basta esperar mais alguns dias.

O Chrome 83 traz outras boas novidades — entre elas, um discreto redesign em determinados elementos da sua interface, realizado em parceria com a Microsoft. Com as mudanças, os botões e caixas de seleção tornam-se mais visíveis e fáceis de clicar, com otimizações para a interação por toque. A imagem abaixo mostra algumas das mudanças:

Novidades do Google Chrome

Também tivemos boas melhorias na área de segurança e privacidade: agora, é possível administrar e apagar os cookies de sites individuais, além de configurar se cookies de terceiros são bloqueados ou não durante a navegação privada. O Google adicionou também uma nova tela nas configurações, chamada “Verificação de segurança”, que examina alguns elementos (updates, senhas, extensões etc.) para determinar se a sua navegação está segura.

Novidades do Google Chrome

O Chrome 83 também trouxe uma nova “casa” para as extensões do navegador: agora, em vez de gerarem ícones individuais na barra de ferramentas, elas convivem todas sob o mesmo botão — o ícone de uma peça de quebra-cabeça, disponível ao lado da barra de URL/buscas. Por lá, é possível administrar as extensões e, se você desejar, fixá-las à barra principal.

Publicidade

Todas as novidades da versão mais recente do Chrome podem ser lidas nessa postagem do Google.

Edge

A Microsoft, enquanto isso, divulgou algumas novidades que chegarão ao seu navegador nas próximas semanas. A primeira delas é uma barra lateral de buscas, pensada para que você possa fazer pesquisas no Bing (não sabemos ainda se será possível configurar o buscador) sem sair da aba em que está — desta forma será possível encontrar significados, contextos ou imagens sem perder a concentração.

Novidades do Microsoft Edge

O recurso Coleções, por sua vez, ganhará integração com o Pinterest — com isso, a tela (que reúne links, imagens e textos salvos pelo usuário) passará a exibir, opcionalmente, sugestões da rede social na parte inferior. Será possível, também, exportar Coleções inteiras diretamente para o Pinterest — ou para o OneNote, caso você utilize o Microsoft 365.

Para usuários empresariais ou educacionais, o Edge estreará também um recurso que poderá ser uma mão na roda: a transição automática de perfis. Ao detectar o acesso a uma página relacionada ao seu trabalho ou universidade, por exemplo, o navegador oferecerá a opção de mudar automaticamente para a sua conta corporativa/educacional, dispensando a necessidade de fazer login nesses serviços todas as vezes.

Publicidade

As novidades do Edge serão disponibilizadas nas próximas semanas na versão de testes do navegador, e demorarão mais algum tempo para chegar aos consumidores finais. Resta aguardar, portanto.

Opera GX

Por fim, o navegador da Opera focado no público gamer trouxe algumas boas novidades — a começar por suporte nativo ao Instagram: o browser abre uma janela secundária da rede, onde é possível navegar pelo seu feed, acessar as DMs, usar a aba Explorar ou conferir os Stories mais recentes dos seus amigos.

Instagram no Opera GX

O Opera GX também adicionou alguns recursos já existente no Opera “principal”, como um organizador de abas em Workspaces e a possibilidade de buscar dentro de abas. Além disso, a nova versão do browser traz ainda mais efeitos sonoros compostos por Rubén Rincón e a banda Berlinist.

A nova versão do Opera GX já está disponível para download no seu site oficial.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“AirPods Studio” poderão ser fabricados no Vietnã, com produção iniciada já em junho ou julho

Próx. Post

Adobe atualiza Photoshop para iPad, Fresco e softwares de vídeo; Google, Drafts e outros são atualizados

Posts Relacionados