O melhor pedaço da Maçã.

Em breve, no seu iPad, jogos antigos da Sierra estarão disponíveis via Mobile Safari

Logo da Sierra Entertainment

Sim, você leu direitinho: nada de App Store nesta história. Na verdade, você já pode desfrutar de vários jogos de aventura desde já no seu browser, acessando o Sarien.net (até o Internet Explorer 6 é bem-vindo, pra você ter uma noção da coisa!). Mas estou colocando o carro diante dos bois. A Sierra Entertainment, uma subsidiária da Activision, foi muito famosa na década de 1980 pelos seus jogos de aventura para PC — títulos como King’s Quest, Leisure Suit Larry e Space Quest.

Publicidade

Sierra Entertainment

Em pleno ano de 2010, entra em cena Martin Kool e decide iniciar uma “campanha do eu sozinho” e incentivar a Activision a lançar para iPad e Xbox Live versões em alta definição de seus clássicos. Daí ele apresenta o seguinte preview:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=p-FhSzoXPTg[/youtube]

Detalhe: o iPad acima está rodando apenas um favorito do Mobile Safari salvo na Home Screen. E você achando que não dava pra fazer jogos com HTML, CSS e JavaScript. 😉 Quando finalizados, os jogos poderão ser acessados via iPad e não vão nem mesmo requerer digitação, pois todos os comandos de texto vão estar na tela e controlar seu personagem vai ser algo completamente amigável à touchscreen da tablet.

Publicidade

O único empecilho para esse projeto ir adiante, obviamente, é o quão o time legal da Activision vai ficar empolgado com o trabalho de Kool. Segundo o desenvolvedor, no instante em que receber uma notificação da proprietária dos jogos, ele os tira do ar, mas nutre a esperança de conseguir algum tipo de acordo ou licença não-comercial para manter os games tradicionais funcionando ou, quem sabe, ser chamado poder trabalhar em versões renovadas deles. Atualmente, Kool mantém tudo por conta própria e não há nem anúncios no site ou nos jogos.

Até hoje, o Sarien.net contou com a ilustre presença de 2 milhões de jogadores, incluindo este que vos escreve. Se você curtir joguinhos à moda antiga, vale demais a pena fazer uma visita e matar o tempo com gloriosos gráficos 2D de baixíssima definição — uma trégua para os sentidos, nestes tempos de milhões de polígonos a 60fps em telas de alta definição.

[via Touch Arcade]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mais lenha: Jim Balsillie, co-CEO da RIM, responde às declarações de Steve Jobs

Próx. Post

Declaração da MacHeist alimenta a esperança de vermos o Tweetie 2 piando algum dia

Posts Relacionados