Comprou um MacBook Pro recente, mas não vê muita utilidade na Touch Bar? Você tem duas opções: ignorá-la solenemente ou tentar alterar sua natureza para que ela traga algo de útil ao seu padrão de uso. Se a segunda opção lhe parece mais interessante, temos hoje uma boa dica: o EnergyBar.
Trata-se de um utilitário gratuito e de código aberto para o macOS que, bom, substitui quase completamente os elementos da barrinha por widgets e atalhos contextuais de acordo com o seu uso. Você pode personalizar o software para que ele mostre exatamente o que você quiser — a começar por um Dock, onde é possível exibir seus aplicativos e diretórios favoritos (e, quem sabe, esconder permanentemente o Dock na Mesa para economizar espaço).

Também é possível adicionar widgets à barrinha: um deles mostra o app aberto no momento, enquanto outro traz uma tela de “Now Playing” para exibir a música que está sendo reproduzida no momento — basta tocar e segurar para abrir seu aplicativo de reprodução musical. Outros exemplos de widgets incluem clima, nível de bateria, relógio e muito mais.
Os elementos “nucleares” da Touch Bar continuam intactos: você ainda terá acesso à tecla Esc
(nos MacBooks Pro que não contam com a tecla física, é claro) e à barra de controles, com ajustes de volume e brilho.
O EnergyBar pode ser baixado diretamente na sua página do GitHub. Vale a pena dar uma olhada — e conferir uma vida nova à sua barrinha.
Preço parcelado: a partir de R$19.999,00 em até 12x
Cor: preto-espacial ou prateado
Chip: M4 (CPU de 10 núcleos; GPU de 10 núcleos), M4 Pro (CPU de 12 ou 14 núcleos; GPU de 16 ou 20 núcleos) ou M4 Max (CPU de 14 ou 16 núcleos; GPU de 32 ou 40 núcleos)
Memória: 16GB, 24GB, 36GB, 48GB, 64GB ou 128GB
Armazenamento: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Adaptador de energia: 70W, 96W ou 140W
dica do Paulino Filho