Como esperado, a Apple atualizou seu conjunto de apps voltados para a educação à distância (Projeto Escolar e Sala de Aula) com um grande número de novidades, incluindo novo design e uma série de novos recursos.
Além disso, também vamos conferir as novidades dos apps YouTube Kids e Spotify (que não são exatamente atualizações), e o update do app AirParrot, o qual chegou à terceira grande versão com novos recursos.
Vamos ver tudo isso?
Projeto Escolar
Totalmente reformulado, a atualização do Projeto Escolar trouxe um design renovado com novas abas que permitem alterar facilmente entre as visualizações de Matérias e Alunos. Ademais, a barra lateral dá acesso instantâneo às classes atuais, recentes e favoritas, enquanto a de Materiais mostra os documentos arquivados mais rapidamente.
Há, ainda, novas opções para adicionar conteúdos de atividades em apps, como fotos, vídeos, links e documentos durante a criação de Materiais, bem como a possibilidade de marcar certo Material como “Visualizado”, “Revisão” e “Devolução”.
Para os docentes, agora é possível ver quais apps têm ativado o progresso dos alunos e pré-visualizar atividades, bem como a conclusão, o tempo decorrido, os exercícios incompletos e reatribuídos. Além disso, os professores serão notificados quando os Materiais dos alunos estão atrasados ou prontos para revisão.
Vale destacar, ainda, que agora a busca por classes, materiais e alunos está disponível pelo Spotlight, integrando ainda mais o app com os recursos do iOS/iPadOS.
Sala de Aula
O Sala de Aula também foi atualizado com um novo design e ferramentas para auxiliar professores e gestores educacionais a manter o contato com seus alunos — e os estudos em dia.
Agora, na versão 3.2 do app, para acessar a configuração de classe do Apple School Manager é necessário iniciar a sessão no dispositivo com um ID Apple Gerenciado. O suporte ao AirPlay também foi aprimorado para mostrar detalhes de uma aula na Apple TV.
Semelhantemente ao Projeto Escolar, o novo design com abas possibilita alternar rapidamente entre Materiais e Alunos; a aba lateral também fornece acesso aos conteúdos atuais/recentes/favoritos e há a opção para adicionar conteúdos de atividades em apps, como fotos, vídeos, etc.
Por fim, o app também ganhou suporte a notificações de novas atividades e tarefas atrasadas, informações sobre o progresso geral da classe e dos alunos (para professores), biblioteca com rascunhos, favoritos e cópias de Materiais de aulas arquivadas (idem) e integração com o Spotlight.
YouTube Kids
Após quase cinco anos disponível para dispositivos móveis, finalmente o app YouTube Kids, voltado para as crianças, foi lançado para Apple TVs. A versão móvel para iOS e Android aterrissou no início de 2015, no entanto a única forma de reproduzir os vídeos do app na TV era por meio do AirPlay — até agora.
O YouTube Kids é dividido em quatro seções diferentes: “Recomendado”, “Shows”, “Música” e “Aprendizado”. Todas essas seções possuem conteúdo que é considerado adequado para crianças — de forma mais eficiente que o Modo Restrito do app padrão, o qual pode exibir um ou outro conteúdo não recomendado para os pequenos.
Assim como o app YouTube para tvOS, é possível criar perfis no YouTube Kids para as crianças, as quais receberão sugestões personalizadas de vídeos; ele também permite que os pais definam limites de tempo e outros controles de conteúdo mais específicos — o que, em tempos de quarentena, pode ser uma mão na roda.
Spotify
Eu não sei você, mas eu salvo muitas músicas — o que, no Spotify, era um problema devido ao limite de 10.000 faixas salvas na sua biblioteca (incluindo álbuns).
Agora, porém, isso não é mais um problema: ontem (26/5), o serviço anunciou a remoção desse limite, permitindo adicionar e salvar um número ilimitado de músicas.
A adição de músicas à biblioteca do Spotify é feita usando o botão “curtir” e funciona tanto com músicas individuais quanto com álbuns inteiros. Embora usuários médios possam nunca ultrapassar algumas milhares de músicas, muitos atingiram esse limite o que, claro, gerava reclamações — afinal, ao atingir esse limite, a única maneira de salvar novas músicas era removendo faixas antigas.
Essa alteração está sendo lançada gradualmente e se aplica a todos os apps do Spotify, inclusive na web.
AirParrot 3
O AirParrot é um popular utilitário para macOS e Windows que permite espelhar sua tela ou transmitir arquivos de mídia para outros dispositivos, tudo sem fio. Recentemente, o app ganhou sua terceira grande atualização, a qual traz melhorias de desempenho, integração ao HomePod, entre outros.
Entre as melhores novidades dessa versão, está a redução da latência e o espelhamento de tela aprimorada. Com isso, agora o “atraso” entre duas telas é de menos de 16 milissegundos a 60 quadros por segundo — o que significa um “espelhamento quase em tempo real”, de acordo com a desenvolvedora.
O AirParrot 3 também oferece suporte ao HomePod em dispositivos rodando o Windows — algo que só estava disponível para macOS. Por fim, o AirParrot 3 oferece suporte para streaming de vídeo 4K, bem como novos codecs de áudio e vídeo.
É possível testar o AirParrot 3 por uma semana (para macOS e Windows) aqui. Confira todas as novidades dessa versão no blog da desenvolvedora.
via 9to5Google, 9to5Mac