Magic Keyboard para iPad Pro

Os teclados oficiais da Apple para iPads, o Magic Keyboard e o Smart Keyboard, têm uma omissão notável: a fileira de teclas de função, presente nos Macs desde sempre — e utilíssima para controlar aspectos como volume e brilho da tela.

Publicidade

A justificativa da Maçã é o tamanho menor dos teclados para os tablets, e nada indica que a empresa mudará de ideia no futuro. Bom, ao menos os engenheiros em Cupertino estão pensando em formas de mitigar o problema.

Explico: analisando a versão beta mais recente do iPadOS 13.5.5, o 9to5Mac descobriu evidências de que a Apple está testando novos atalhos de teclado para controlar aspectos como brilho, volume e reprodução de mídias nos iPads. Em outras palavras, você poderá configurar combinações de teclas para alterar esses elementos de qualquer lugar, sem precisar ir até a Central de Controle.

A equipe do site não conseguiu identificar se esses atalhos serão personalizáveis ou se a Apple simplesmente incluirá os atalhos “fixos”. Atualmente, o iPadOS já oferece a opção de remapear algumas teclas — é possível, por exemplo, transformar o em um Esc improvisado, para quem faz muito uso dela.

O sistema, inclusive, já conta com um elemento de interface (acima) que indica a alteração de brilho da tela pelo teclado — isso porque você pode usar teclados Bluetooth ou de terceiros que contam com teclas de função para controlar esse tipo de coisa. Ou seja, o trabalho da Maçã para implementar os atalhos seria realmente bem pequeno.

A questão é: seria útil? Deixe suas opiniões logo abaixo.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…