O melhor pedaço da Maçã.

Apple descontinuará iBooks Author em julho e iTunes U no fim de 2021

O Pages substituirá o primeiro, enquanto o Sala de Aula e o Projeto Escolar sucederão o segundo

Notícias da Apple descontinuando serviços são relativamente raras, mas hoje a empresa anunciou o ponto final de dois deles: o iBooks Author e o iTunes U.

Publicidade

iBooks Author

O iBooks Author, para quem não sabe, é um serviço trazido pela empresa na época do lançamento do Apple Books (então chamado de iBooks) o qual permite que autores escrevam, editem e publiquem seus próprios livros diretamente na loja da empresa, sem o intermédio de uma editora.

iBooks Author

Hoje, a Apple anunciou que o serviço deixará de ser atualizado e não mais será oferecido a novos usuários a partir de julho próximo. Quem já baixou o aplicativo ainda poderá reavê-lo na área de compras da Mac App Store, e ele continuará rodando no macOS Catalina ou inferiores mesmo após essa data; livros publicados anteriormente pelo iBooks Author continuarão disponíveis normalmente no Apple Books.

Para não deixar os escritores a ver navios, a Apple anunciou que as próximas atualizações do Pages trarão recursos específicos para a escrita e a publicação de livros. O processador de texto já tem capacidades do tipo há anos, mas receberá ferramentas extras, como a possibilidade de importar livros; a Maçã publicou um documento de suporte para usuários que queiram fazer a transição do iBooks Author para o Pages.

iTunes U

O iTunes U, por sua vez, é a ferramenta da Apple integrada ao iTunes que pode ser utilizada para distribuição de material didático em escolas e universidades — elementos como livros, vídeos, podcasts, áudios e muito mais. Por ele, professores podem também acompanhar a realização de tarefas dos alunos e dar orientação individual a cada estudante.

Aplicativo iTunes U para iOS

Se essa descrição é familiar, é porque a Apple apresentou ferramentas mais modernas com propósitos semelhantes nos últimos anos: o Sala de Aula (Classroom) e o Projeto Escolar (Schoolwork) são aplicativos integrados aos frameworks e às tecnologias recentes da Maçã, com abordagem mais dinâmica e funcionalidades expandidas. Com isso, o iTunes U perdeu a sua função.

Publicidade

Por isso, a Apple anunciou que descontinuará a plataforma no fim de 2021. O iTunes U terá pleno suporte da empresa durante o ano letivo de 2020-21; em seguida, profissionais da área de educação que utilizem o serviço serão encorajados a fazer a transição para os apps Sala de Aula e Projeto Escolar.

Publicidade

A empresa anunciou que o iTunes U ganhará, em breve, suporte ao ClassKit para que professores e instituições façam a transição do conteúdo para os novos apps com mais facilidade. Quem preferir poderá, também, exportar seus materiais do iTunes U para plataformas de terceiros ou sistemas de ensino específicos.

E assim caminha a humanidade, portanto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Atualização à vista? Estoques do iMac de 27″ estão rareando nas Apple Online Stores

Próx. Post

Apple é a primeira empresa americana a valer US$1,5 trilhão

Posts relacionados