Gravação de podcast

A relação da Apple com a China é bastante complicada. Se por um lado a empresa é, obviamente, uma defensora da democracia e da liberdade de expressão de forma global, em território chinês ela acaba se dobrando ao governo. O motivo é óbvio: bater de frente e arriscar perder um dos seus maiores mercados é um risco enorme para o bolso da companhia, então…

Publicidade

A polêmica da vez envolve os aplicativos Pocket Casts e Castro, os quais foram sumariamente removidos da App Store de lá.

O Pocket Casts foi removido da App Store chinesa pela Apple, a pedido da Administração do Ciberespaço da China. Acreditamos que podcasts são e devem permanecer um meio aberto, livre de censura do governo. Como tal, não iremos censurar o conteúdo de podcasts a pedido deles. […] Entendemos que isso significa ser improvável que nosso aplicativo para iOS fique disponível na China, mas consideramos que é uma etapa necessária a ser tomada por qualquer empresa que valorize o modelo de distribuição aberto que torna a [mídia] podcast especial.

Aparentemente, tudo o que a equipe do Pocket Casts recebeu de informação da Apple foi que o remoção do aplicativo se deu a pedido da Administração do Ciberespaço da China, e que eles deveriam contatar o órgão diretamente para tentar resolver a questão.

Ao ser questionada pelo TechCrunch sobre a remoção, a equipe disse: “Provavelmente entraremos em contato com eles [Administração do Ciberespaço da China] para saber mais, embora não tenhamos a opção de impedir que o aplicativo seja removido, apenas como uma solução potencial para reinstalá-lo. A quantidade muito pequena de avisos que recebemos entre a ocorrência de um problema e nosso aplicativo ser completamente removido da loja de aplicativos chinesa foi bastante alarmante. Assumimos que o que eles desejam remover são podcasts específicos e, possivelmente, parte do conteúdo do ‘Black Lives Matter’ que publicamos.”

@IPNpodcast: Por que o @CastroPodcasts foi retirado da App Store chinesa? cc @CastroSupport
@CastroPodcasts: Achamos que pode ter sido o nosso apoio aos protestos na aba Descobrir. Não nos deram nenhuma informação.

A equipe do Castro foi pelo mesmo caminho, afirmando não ter recebido informações sobre a remoção — deduzindo que isso provavelmente aconteceu por conta dos apoios aos protestos recentes.

A Apple não se manifestou sobre o assunto, mas está claro que temos aqui uma nova polêmica instaurada.


Ícone do app Pocket Casts

Pocket Casts

de Podcast Media LLC

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 7.15 (88.4 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior

Ícone do app Castro Podcast Player

Castro Podcast Player

de Supertop Software

Compatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 2020.15 (62.7 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…