O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Phishing

Grupo internacional especializado em phishing é detido na Ucrânia

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SSU) prendeu cinco hackers suspeitos de integrar um grupo criminoso internacional especializado em phishing, chamado “Phoenix”.

Publicidade

Segundo as autoridades do país, o grupo atuava criando e enviando sites idênticos às páginas de suporte da Apple e da Samsung para suas vítimas, pelos quais dados sensíveis eram coletados.

Com essas informações em mãos, os criminosos eram capazes de sequestrar aparelhos ou, até mesmo, desbloquear dispositivos possivelmente roubados ou perdidos. O grupo também oferecia serviços de invasão remota de smartphones e outros aparelhos, cobrando entre US$100 e US$200, dependendo do pedido.

De acordo com o Bleeping Computer, o grupo ficou de pé por cerca dois anos, tendo obtido acesso a centenas de aparelhos enquanto esteve em atividade. A polícia local apreendeu uma série de dispositivos que estavam em posse dos criminosos, como celulares, computadores e outros.

Publicidade

O SSU afirma que todos os criminosos detidos possuem graduação de ensino superior e alto conhecimento técnico, sendo residentes das cidades de Kiev e Kharkiv. O órgão declara acreditar ter prendido todos os membros do grupo, mas que manterá as investigações para procurar outros possíveis integrantes.

O grupo enfrentará, agora, uma série de acusações referentes ao Artigo 361 do Código Penal Ucraniano, que cobre praticas ilegais no uso de computadores eletrônicos, sistemas e redes.

Golpes que utilizam a técnica de phishing para obter acesso acesso a informações privadas de contas e dispositivos têm se tornado cada vez mais comuns nos últimos anos, embora não sejam algo exatamente novo. Recentemente, um grupo de criminosos utilizou a técnica na Índia para burlar a rede Buscar (Find My) do iOS.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

macOS Monterey: veja como checar a velocidade da sua internet

Próx. Post

Shazam agora usa mais tempo para reconhecer mais músicas

Posts Relacionados