O melhor pedaço da Maçã.

Adobe matará o Flash Player no dia 31 de dezembro de 2020

Que o Flash Player vai morrer, todo mundo já sabe — ou deveria saber, afinal em 2017 a Adobe informou que deixaria de oferecer suporte à tecnologia no fim de 2020. Agora, ela esclareceu como isso acontecerá.

Publicidade

De acordo com a Adobe, o Flash Player deixará de ser distribuído e atualizado após o dia 31 de dezembro de 2020 (data que se referem como EOL1End of life, ou fim da vida.).

Flash morto (desenho)

A empresa afirmou que padrões abertos como HTML5, WebGL e WebAssembly já amadureceram bastante nos últimos anos e servem perfeitamente como alternativas viáveis para conteúdos em Flash, e que os principais navegadores já integram esses padrões abertos. Com o anúncio feito em 2017, a Adobe acredita que deu tempo suficiente para desenvolvedores, designers e empresas migrarem o conteúdo Flash existente para esses novos padrões abertos.

Ela também informou que continuará liberando atualizações de segurança e de manutenção para o plugin até o fim do ano, mas que a partir de 2021 não oferecerá mais suporte à tecnologia. Por isso, é recomendável que usuários desinstalem o Flash Player de seus computadores — a própria Adobe dá as intruções de como fazer isso no macOS e no Windows. Ainda que o usuário não faça nada agora, a Adobe lembrará o usuário de tomar providências ainda neste ano; no mais, o Flash será impedido de ser executado no Adobe Flash Player após o dia 31/12.

Publicidade

É bom você saber que existem versões do Flash Player disponíveis para download em sites de terceiros espalhados por aí, mas nem pense em baixá-las. A Adobe lembra que essas versões não-autorizadas podem comprometer a máquina do usuário instalando malwares ou vírus.

A verdade é que praticamente nenhum conteúdo na web utiliza mais a tecnologia Flash. Exatamente por isso, a versão beta do Safari já não suporta a tecnologia — e, muito em breve, a versão final também não oferecerá mais suporte. Quando falamos dos sistemas operacionais móveis da Apple, então (iOS/iPadOS), o buraco é ainda mais embaixo, já que eles nunca ofereceram suporte ao Adobe Flash Player.

Descanse em paz, Flash. ⚰️

via Daring Fireball

Notas de rodapé

  • 1
    End of life, ou fim da vida.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Brasileira está entre os vencedores do Swift Student Challenge da WWDC20! [atualizado]

Próx. Post

Mais uma fonte afirma que os “iPhones 12” não virão com EarPods

Posts Relacionados