O melhor pedaço da Maçã.
Ícone do Safari para iOS

Como alterar o buscador padrão do Safari e melhorar sua privacidade

Quando se trata do Google e seu poder quase imensurável sobre a internet, as pessoas costumam se dividir em dois times: há aquelas que não veem grandes problemas em ter seu histórico de navegação, pesquisas e interesses capturados pela gigante para a exibição ultra-direcionada de propagandas e, por outro lado, há aquelas que enxergam esse tipo de prática como um verdadeiro pesadelo de invasão de privacidade.

Publicidade

Claro, esses são os dois extremos — a maioria dos usuários não está exatamente em um time ou em outro, mas sim num meio-termo que pende mais para um dos lados. O fato é que o Google não é o único buscador do mundo: você pode buscar alternativas que sejam menos, digamos, bisbilhoteiras.

Logo do DuckDuckGo

Uma boa opção nesse sentido é o DuckDuckGo, buscador que utiliza informações de crowdsourcing para melhorar a qualidade dos resultados e tem como principal ponto de marketing o fato de que não rastreia seus usuários de forma nenhuma.

Você pode realizar suas buscas no DuckDuckGo pelo site oficial do buscador, mas todos sabemos que, em pleno 2018, ninguém mais vai até um site para fazer suas buscas na internet — nós simplesmente vamos à barra de endereços/pesquisa do nosso respectivo navegador e digitamos o que queremos… caindo, quase sempre, no Google.

Publicidade

Felizmente, o Safari permite que você mude o seu buscador padrão com poucos cliques/toques. Vejamos como:

No Mac

  1. Abra o Safari e acesse suas Preferências (atalho ⌘,);
  1. Na aba “Busca”, altere o Buscador para DuckDuckGo (ou para a opção que você preferir).
  2. Opcionalmente, ative ou desative a opção “Incluir sugestões do buscador” para que ele já sugira certas palavras-chave à medida que você digita a sua busca na barra de endereços.

No iPhone/iPad

  1. Abra os Ajustes e vá até “Safari”;
  2. Localize a seção “Busca” e toque em “Buscador”;
  1. Selecione o DuckDuckGo (ou a opção que você preferir).

Pronto! Agora você está (ao menos um pouco mais) livre das agarras do Google!

Unindo isso aos novos recursos de privacidade do Safari no iOS 12 e no macOS Mojave 10.14, você pode se sentir um pouco mais livre nas suas andanças pela rede mundial de computadores sem que rastreadores estejam lhe farejando a cada instante. Certo?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ming-Chi Kuo aposta em AirPods totalmente novos chegando em 2020

Próx. Post

Donos do novo MacBook Air reclamam de qualidade ruim da câmera FaceTime HD

Posts Relacionados