O melhor pedaço da Maçã.

TestFlight: saiba como é o processo de publicação de um aplicativo na plataforma de testes da Apple [Parte 2]

Saiba como enviar um aplicativo para o TestFlight nesta série de duas partes; neste tutorial, você aprenderá a integrar o TestFlight aos seus aplicativos, convidar pessoas para ingressar na sua versão beta, assim como atualizá-las
Tutorial do TestFlight
Autor(a) convidado(a)

Victoria Faria

Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC. Desenvolvedora iOS, apaixonada pelo ecossistema Apple, entusiasta por mobile games e estudante da Apple Developer Academy (Instituto de Pesquisas Eldorado, em Campinas). Desde que começou sua jornada na linguagem Swift, seu interesse pelos serviços e produtos revolucionários da Maçã só aumentou. Desenvolve num MacBook Pro de 13 polegadas (2018), acompanha sua saúde diariamente no Apple Watch Series 5 e, sempre que pode, joga no seu iPhone XR.

Você está no caminho de ter o seu aplicativo disponível no TestFlight, sendo testado por várias pessoas! Na parte 1 deste tutorial, você passou pela criação do processo de upload do seu aplicativo, adicionando a sua compilação ao App Store Connect e configurando tudo na plataforma.

Publicidade

Ícone do app TestFlight
TestFlight de Apple
Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com Apple TV
Versão 3.5.1 (14 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Agora, na parte 2, você entenderá quais são os tipos de testadores que existem dentro da plataforma TestFlight, como adicioná-los ao App Store Connect, como convidá-los para testar a sua aplicação e como gerar um link público de compartilhamento para incorporar testadores externos no App Store Connect.

Entendendo a diferença entre testadores internos e externos

Se você concluiu todas as etapas da parte 1 deste tutorial, seu aplicativo já está apto a ser testado. Entretanto, você não tem nenhum testador. Neste passo, vamos entender como adicioná-los e quais são os tipos de testadores que a Apple define para o TestFlight.

Testador interno

É um usuário que possui a função de administrador ou desenvolvedor com acesso ao seu aplicativo. Geralmente, o usuário costuma ser um membro da equipe ou um cliente para quem você está desenvolvendo. Mas existe um limite de até 25 testadores internos, então pense bem em quem irá convidar.

Testador externo

Qualquer usuário fora da sua equipe que deseja testar seu aplicativo. Um testador externo não tem acesso ao App Store Connect, podendo apenas baixar e instalar o aplicativo. Você pode convidar até 10.000 testadores externos.

Publicidade

Para que seus testadores externos possam experimentar seu aplicativo, você deverá enviá-lo para a Apple revisar, como faria se fosse um envio normal para a App Store. Essas análises costumam ser mais rápidas que as verificações normais de aplicativos — embora você não deva contar com isso. Uma vez aprovado o envio, você poderá liberar o teste aos testadores externos.

Os testadores internos, por outro lado, são instantaneamente notificados sobre novas compilações do seu aplicativo assim que são carregadas e processadas no App Store Connect. Se você desejar ter mais autonomia sobre as compilações carregadas e futuras análises, é legal considerar vários grupos de testes.

Publicidade

Você aprenderá mais sobre testadores externos no próximo tópico, mas, por enquanto, vamos focar nos testadores internos.

Adicionando testadores internos

Para adicionar um testador interno, vá à seção “Usuários e Acessos” no App Store Connect.

Tutorial do TestFlight

Em seguida, escolha Pessoas » “+”:

Tutorial do TestFlight

Aparecerá uma janela semelhante à imagem abaixo. Preencha corretamente as informações do seu novo usuário. Configure o tipo de permissão que será dado e não se esqueça de selecionar o aplicativo a ser testado. Quando terminar de definir o seu novo testador, clique em “Invite”.

Atenção: seu usuário precisará ter o endereço de email associado a um ID Apple. Caso contrário, seu testador precisará criar um ID Apple para aceitar o convite. Testadores internos precisam ter acesso ao App Store Connect.

Tutorial do TestFlight

Agora, o App Store Connect enviará um convite para o novo usuário. Conforme a mensagem indica, esse usuário precisa primeiro verificar seu endereço de email.

Publicidade

Após concluir esse processo, o novo usuário convidado já está ativo no App Store Connect, podendo ser usado como testador interno.

Para isso, vá na aba “App Store Connect Users” e clique no botão “+” — ou se preferir, em “Add Testers”. Em seguida, uma janela aparecerá com todos os usuários que aceitaram o seu convite por email. Selecione-os e clique em “Add”.

Tutorial do TestFlight
Tutorial do TestFlight

Pronto! Todos os seus testadores cadastrados receberão um email com o convite para instalar o seu aplicativo. Isso requer que o convite seja aberto pelo próprio iPhone/iPad.

Tutorial do TestFlight

Criando um link público para testadores externos

Caso você opte por adicionar testadores externos, como vimos anteriormente, existe a possibilidade de criar um link compartilhado para incorporar testadores para usarem a sua aplicação.

Primeiro, na aba TestFlight, clique em “+”.

Tutorial do TestFlight

O App Store Connect solicita que você crie um novo grupo de testes. Você define como gerenciar cada grupo. É possível ter um grupo para todos os seus testadores, optar por grupos diferentes (para diferentes tipos de testadores), ou grupos diferentes para aplicativos diferentes. Neste tutorial, criaremos um grupo público para incluir testadores externos.

Escolha um nome para o seu grupo e clique em “Create”.

Tutorial do TestFlight

Você precisa selecionar uma compilação para os seus testadores externos. Vá em “Builds” e clique no botão “+” ou, se preferir, em “Add Build”.

Tutorial do TestFlight

Selecione a sua compilação e clique em “Next”.

Tutorial do TestFlight

Se você deseja que o App Store Connect notifique seus testadores assim que a sua compilação estiver pronta para revisão, você pode optar por habilitar o “Automatically notify testers”. Complemente com orientações e informações válidas para que os seus testadores saibam o que analisar dentro da sua aplicação. Em seguida, clique em “Submit for Review”.

O App Store Connect adiciona seu aplicativo à fila de revisão e altera seu status para Waiting for Review. Para obter aprovação, sua compilação deve estar em total conformidade com as Diretrizes de Revisão da App Store. A aprovação geralmente pode levar até 48 horas. 

Após a aprovação da Apple

Após 24 horas, a nossa versão da “Agenda – App Exemplo” foi aprovada pela Apple, e o status da nossa compilação já foi atualizada para Approved. Você pode visualizar no status em “Builds“.

Depois que a Apple aprovar sua versão do aplicativo, as compilações subsequentes não precisarão ser revisadas até que você altere o número da versão. Você receberá um email com a confirmação de que seu aplicativo poderá iniciar os testes externos.

Se você selecionou Automatically notify testers, seus testadores cadastrados e adicionados no grupo receberão emails de notificação neste momento. Nós não adicionamos testadores cadastrados para o grupo de testadores externos neste tutorial porque o foco é incorporá-los por um link público de compartilhamento. Caso você opte também por essa opção, vá na aba Testers » Add Testers, escolha a opção “Add Existing Testers” e selecione os seus testadores cadastrados.

Para habilitar o link público de compartilhamento do seu aplicativo, serão apenas três simples passos. Em “Testers”, clique em “Enable Public Link”.

Tutorial do TestFlight

Certifique-se de que essa é a decisão que você quer tomar. Lembrando que qualquer usuário com acesso ao link poderá instalar o seu aplicativo. Em seguida, clique em “Enable”.

Tutorial do TestFlight

Pronto! Seu link público já foi gerado e está pronto para ser compartilhado. Em Testers Count, será contabilizado o número de testadores que instalaram a sua aplicação. Se desejar, você pode limitar a quantidade de usuários em Set Limit e também desabilitar o link de compartilhamento a qualquer momento, clicando em “Disable Link“.

Tutorial do TestFlight

Uma compilação é válida apenas por 90 dias. Se você deseja que seus testadores usem o aplicativo além disso, será necessário fazer o upload de uma nova compilação antes da data de expiração.

Se você concluiu todas as etapas, seu aplicativo já se encontra disponível no TestFlight, pronto para ser testado.


Neste tutorial, você aprendeu como fazer upload da sua compilação de teste, convidar testadores internos e gerar um link público para testadores externos. Espero ter contribuído para que o processo seja um pouco menos intimidador, agora.

Se você tiver alguma dúvida ou comentário sobre o que você fez até agora, não deixe de escrever aqui embaixo. Até a próxima! 😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O que esperar de novidades na WWDC20?

Próx. Post

Muito obrigado a todos os patrões do MacMagazine!

Posts Relacionados