O melhor pedaço da Maçã.

Apple lança chave de carro digital para abrir e dar partidas em veículos [atualizado: CarPlay]

Chaves de carro

Nós já falamos bastante aqui sobre a CarKey, uma nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. que basicamente transforma o seu iPhone e o seu Apple Watch na chave do seu carro. Hoje, com a apresentação do iOS 14, a Apple oficializou o recurso — que, vale notar, funcionará também no iOS 13.6, quando ele sair.

Publicidade

Antes de tudo, vale notar que o recurso é compatível com os seguintes aparelhos: iPhones XR, XS, XS Max, 11, 11 Pro, 11 Pro Max e SE (2ª geração), além do Apple Watch Series 5 (rodando o watchOS 6.2.8).

A Apple optou por chamar tudo da forma mais conveniente possível, “Chaves de carro” (“Car keys”, em inglês), e o intuito é exatamente o comentado acima: utilizar uma chave digital para abrir e dar partida no veículo.

Para abrir, bastará tocar na maçaneta da porta para destrancar o seu carro usando a tecnologia NFC2Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.; para dar partida, será preciso entrar no veículo e colocar o iPhone em cima de um leitor ou do carregador sem fio do carro.

Chaves de carro

A chave digital do seu carro fica guardada no app Wallet, com um visual semelhante ao de um cartão mesmo. Mas as funcionalidades do recurso não param por aí, não. De acordo com a Apple, você poderá compartilhar chaves virtuais com seus amigos ou familiares, utilizando o Mensagens.

Publicidade

Da mesma maneira que você pode compartilhar, pode também revogar — perfeito para quem quer emprestar o carro para um amigo apenas no fim de semana, por exemplo.

Quer mais? Você poderá compartilhar chaves normais, que dão acesso a tudo (abrir e ligar o carro normalmente). Mas poderá também chaves limitadas, que podem afetar a aceleração, a velocidade máxima, o controle de tração e até mesmo o volume do som do carro!

Chaves de carro

No mais, as chaves digitais funcionarão até mesmo se o seu iPhone estiver sem bateria (por até cinco horas), graças a um recurso reserva de energia (power reserve).

Publicidade

A tecnologia foi criada para explorar também o chip U1, presente nos últimos modelos de iPhones. A tecnologia de banda ultralarga dos aparelho permitirá que as fabricantes detectem com segurança e confiabilidade a proximidade e a posição do iPhone, mesmo se ele estiver bem lá no fundo de uma bolsa, por exemplo — não sendo necessário colocar o telefone em cima de um leitor ou do carregador sem fio do carro para dar partida.

É claro que não adianta ter apenas um iPhone recente rodando o iOS 13.6/14 para usar o recurso. Você precisa necessariamente ter um carro que ofereça suporte às chaves virtuais da Maçã. Por enquanto, apenas a BMW se pronunciou sobre o assunto, informando que todos os modelos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, X5, X6, X7, X5M, X6M e Z4 (fabricados após 1º de julho de 2020) serão compatíveis. A ideia, é claro, é que outras fabricantes também passem a oferecer suporte a partir do ano que vem. Assim esperamos. 🙏🏼

Atualização 22/06/2020 às 20:54

Eis algumas novidades do CarPlay que valem a pena comentar, também: agora, você pode deixar ele com a sua cara, colocando o wallpaper que você desejar.

CarPlay com wallpaper personalizado

Com o iOS 14, a Apple também permitirá que novas categorias de apps se tornem compatíveis com o CarPlay, entre eles apps de estacionamento, de recarga de veículos elétricos e de pedidos de comida.

No mais, será possível pedir à Siri para compartilhar seu tempo até o destino com amigos ou familiares, e enviar mensagens de áudio usando a assistente (sem que a Siri transcreva tudo para texto, ou seja, enviando o áudio propriamente dito).

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
  • 2
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera primeiras versões beta do iOS 14, do iPadOS 14, do macOS Big Sur, do watchOS 7 e do tvOS 14

Próx. Post

iOS/iPadOS 14 permitirá definir navegador e cliente de email padrões — e mais detalhes não comentados pela Apple!

Posts Relacionados