Pensou que a disputa entre Apple e Basecamp, envolvendo o cliente de email HEY, terminou? Podemos até dizer que ela — aparentemente — está perto do fim, mas esse último capítulo foi crucial para os ânimos serem apaziguados. Coincidentemente, isso aconteceu a poucas horas da keynote de abertura da WWDC20 — convenhamos que não é nada legal começar um evento focado em desenvolvedores com uma polêmica dessas acontecendo.
Como falamos, o CTO1Chief technology officer, ou diretor de tecnologia. da Basecamp havia classificado a Apple como “mafiosa” após uma atualização do app HEY ser rejeitada na App Store; a Apple então explicou o motivo da rejeição, dizendo que o cliente de email basicamente não funciona ao ser baixado da App Store (infringindo assim as regras da loja); a Basecamp então respondeu, afirmando que o grande problema da App Store tem a ver com a falta de opção.
Mas agora as coisas se acalmaram. Na última sexta-feira, David Heinemeier Hansson soltou o tweet abaixo:
Logo depois, Jason Fried (CEO2Chief executive officer, ou diretor executivo. da empresa) recebeu um email da equipe de revisão da App Store:

No email, a equipe da loja disse que viu os tweets e que queria resolver os problemas com eles, informando que a atualização pendente foi aprovada.
Após agradecer à Apple (afinal, independentemente de qualquer coisa, a empresa cedeu), Fried explicou o que eles fizeram: a primeira coisa, obviamente, foi liberar essa atualização (1.0.2) do HEY para clientes. Mas para resolver a questão e se enquadrar nas regras da loja de uma vez por todas, o executivo decidiu contornar um dos grandes problemas do app na opinião de Phil Schiller, que era o não-funcionamento dele assim que clientes o baixavam na App Store.
Ainda inúmeros apps façam exatamente isso (Netflix, GitHub, Google Docs, Tesla, WeWork, Nintendo Switch, etc.), a equipe do HEY trabalhou bastante no fim de semana para já enviar à App Store nesta segunda-feira a versão 1.0.3 com uma novidade: uma opção de uso gratuita (trial) do HEY, por 14 dias.
Esta nova versão apresenta uma nova opção gratuita para o aplicativo para iOS. Agora, usuários podem se inscrever diretamente no aplicativo para obter um endereço de email gratuito, temporário, aleatório
@hey.com
, que funciona por 14 dias. Pense nisso como um cartão SIM temporário que você compra quando viaja. Ou quando você não deseja fornecer seu endereço de email real, como para um anúncio de “venda” rápido, como o Craigslist [uma espécie de classificados bastante famoso nos Estados Unidos] faz.Nós também aceleramos nossa oferta HEY for Work para vários usuários, na qual a empresa paga, mas os funcionários não. Isso coloca a HEY alinhada à Basecamp e a dezenas de outras ofertas empresariais multiplataforma de alto perfil que são permitidas na App Store há uma década. Acabamos de integrar várias empresas, estamos rodando todo os emails da empresa Basecamp pelo HEY, e milhares de empresas já aderiram à lista de espera do HEY for Work. O HEY for Work usa o mesmo aplicativo para iOS de todos os outros.
Portanto, agora oferecemos essa nova opção gratuita e o HEY for Work para vários usuários — tudo no mesmo aplicativo para iOS. Estamos confiantes de que essas melhorias satisfarão as preocupações de Schiller sobre a experiência do usuário e o modelo de negócios. Espero que isso abra um caminho previsível também para outros serviços SaaS multiplataforma como o nosso.
Ou seja, nada de In-App Purchases dentro do HEY; por outro lado, a questão de poder usar o app assim que ele é baixado na App Store está resolvida e muito provavelmente a Apple aceitará tal modelo.
É o cenário ideal? Na visão da Basecamp, não. Seria muito mais interessante clientes poderem assinar e pagar tudo pelo próprio app, mas usando a infraestrutura financeira da Basecamp em vez da estrutura de pagamento da Apple. Ainda assim, aparentemente a polêmica terminou — se a Apple aprovar a versão 1.0.3.
Vale notar que a polêmica teve o seu lado positivo para a Basecamp:
Nada como uma disputa envolvendo uma empresa do porte da Apple, com os desdobramos sendo cobertos por grande parte da mídia especializada, não é mesmo? 😉
via The Verge
Atualização 25/06/2020 às 17:20
Como esperado, a versão 1.0.3 do HEY foi aprovada pela Apple.
Aparentemente, tudo certo entre as empresas, agora. E, quem quiser, já pode testar o cliente de email por 14 dias pelo próprio app antes de bater o martelo e assinar o serviço, que custa US$100 por ano.
Notas de rodapé
- 1Chief technology officer, ou diretor de tecnologia.
- 2Chief executive officer, ou diretor executivo.