Mais um evento da Apple se foi, e nada de “AirTags” — os dispositivos de rastreamento da Maçã continuam existindo apenas na máquina de rumores, sem um anúncio oficial por parte da empresa. Por outro lado, a plataforma Buscar ganhou hoje um fortalecimento bem importante.
Junto aos seus novos sistemas, a Apple lançou o Find My Network Accessory Program, um programa o qual permitirá que fabricantes integrem seus produtos ao ecossistema da empresa. Com isso, dispositivos como o Tile poderão ser utilizados pelo próprio aplicativo Buscar, tendo acesso a recursos nativos do sistema, em vez de recorrer a um aplicativo separado.
Isso traz benefícios para todos os envolvidos. Do lado das fabricantes, a novidade é ótima, já que versões recentes do iOS limitaram significativamente a captura da localização dos usuários por apps de terceiros — algo que já causou muitos problemas, incluindo ataques da Tile. Com o novo programa, o problema será superado: as fabricantes poderão simplesmente integrar seus dispositivos à plataforma nativa do sistema, usufruindo do “acesso especial” garantido a ela.
Usuários, por sua vez, poderão reunir todos os seus objetos rastreados em um único aplicativo, independentemente do dispositivo que estão usando para acompanhar cada um deles. Lembrando que, desde o iOS 13, o Buscar reúne também o acompanhamento de pessoas, então o app será a “central de rastreamento” dos iPhones e iPads, seja para seus contatos ou para seus objetos.
A novidade também é positiva do ponto de vista da privacidade: como a Apple será a “dona do parquinho”, as fabricantes terão de obedecer suas regras acerca da captura de dados de localização; todos os dados serão criptografados de ponta a ponta.
Por fim, a própria Apple se beneficiará com a novidade, já que o lançamento do programa representa um contraponto às acusações de monopólio e práticas anticompetitivas (nesse segmento, ao menos).
O programa de acessórios do Buscar já está disponível para fabricantes a partir de hoje; usuários poderão aproveitar a novidade com o futuro lançamento do iOS 14 e do iPadOS 14.