O melhor pedaço da Maçã.

iOS/iPadOS 14 permitirá definir navegador e cliente de email padrões — e mais detalhes não comentados pela Apple!

A keynote de abertura da WWDC20 acabou, e mesmo com sua nova cara — altamente editada e acelerada, o pesadelo dos jornalistas de tecnologia do mundo inteiro —, uma coisa permaneceu a mesma: a Maçã deixou de fora da apresentação alguns recursos menores que serão introduzidos nos seus próximos sistemas. Alguns deles, inclusive, muito requisitados pelo público.

Publicidade

Vamos começar com o mais importante: sim, senhoras e senhores — depois de 14 anos de espera, finalmente será possível trocar o navegador e o cliente de email padrões no iOS/iPadOS 14.

Não há mais informações sobre como a coisa funcionará: a novidade foi simplesmente citada na tela de novos recursos dos sistemas.

Novidades do iPadOS

Ainda assim, é de se crer que a Apple adicionará uma nova tela nos Ajustes para que você defina seus apps padrão de navegador e email; ao tocar/clicar em um link ou coisa do tipo, o sistema abrirá os aplicativos escolhidos, e não necessariamente o Safari ou o Mail.

Publicidade

Ainda não será no iOS/iPadOS 14 que a Apple permitirá trocar todos os apps padrões. Ainda assim, a novidade já é um começo bem promissor.

Outras novidades

Obviamente, há outros novos recursos e funcionalidades que serão introduzidos nos novos sistemas e não foram mencionados pela Maçã no evento de hoje. Abaixo, vamos dar uma geral por todas elas — aquelas que já foram divulgadas, pelo menos.

iOS/iPadOS 14

iOS 14

Emojis

Os sistemas finalmente ganharão uma busca de emojis: basta digitar uma palavra-chave, como “feliz”, e as figurinhas correspondentes aparecerão na tela para acesso rápido.

Publicidade

Vídeo

O QuickTake, que permite iniciar rapidamente a captura de um vídeo no modo foto do aplicativo Câmera, passará a funcionar nos iPhones XR, XS e XS Max; até agora, ele era exclusivo dos smartphones mais recentes da Maçã.

Ainda sobre vídeo, todos os iPhones finalmente passarão a ter acesso a configurações rápidas de resolução e taxa de quadros no app Câmera.

Tempo

O aplicativo Tempo ganhará melhorias significativas — certamente já como resultado da compra do app Dark Sky pela Apple.

Publicidade

Nos Estados Unidos, ele exibirá informações minuto a minuto sobre chuva e neve para a próxima hora na sua localidade, além de indicar mudanças bruscas de tempo ou temperatura. A visão de múltiplos dias passará a incluir a previsão de chuva específica em cada um dos dias, e vários países passarão a exibir alertas de condições de tempo severas.

FaceTime

Em chamadas em grupo, o FaceTime reconhecerá uma pessoa usando língua de sinais e a colocará automaticamente como destaque na tela — muito bom!

O recurso Attention Correction, que “edita” os olhos do usuário durante uma chamada do FaceTime para parecer que ele está olhando para a câmera, e não para a tela, finalmente chegará no iOS 14 — ele tinha sido disponibilizado no iOS 13 em fase de testes, mas foi descartado antes do lançamento final.

Compartilhamento Familiar

As assinaturas/In-App Purchases também poderão ser divididas no Compartilhamento Familiar, a partir de agora.

App Store

A App Store terá melhorias nas páginas dos apps, com detalhes importantes em destaque; a busca terá correção automática e coleções editoriais exibidas nos resultados.

Apple Arcade

O recurso Continue Playing, do Apple Arcade, sincronizará seu progresso nos jogos entre todas as plataformas; será possível ver os jogos mais populares entre seus amigos no Game Center.

Saúde

O app Saúde receberá uma área específica para o monitoramento de sono do watchOS 7, além de novos tipos de dados para mobilidade, registros e ECG. Também haverá melhorias para os recursos de audição.

Lembretes

O Lembretes trará sugestões inteligentes, adição rápida de eventos e permitirá que membros de uma lista compartilhada atribuam lembretes uns aos outros.

Gravador

O aplicativo Gravador ganhará um recurso chamado Enhance Recording, que melhorará a qualidade dos seus clipes com um toque eliminando ruídos de fundo, por exemplo.

Atalhos

O app Atalhos adicionará suporte a pastas e uma nova interface compacta.

Privacidade

Em melhorias de privacidade, o sistema exibirá um indicador no topo da tela sempre que um aplicativo estiver usando seu microfone ou sua câmera; na Central de Controle, será possível ver quais apps usaram esses elementos recentemente.

AirPods

Com o recurso Headphone Accomodations, será possível ajustar o som dos AirPods [Pro] de acordo com a sua audição — a interface guia o usuário por ajustes inteligentes para tornar o som de música e chamadas mais claro e definido.

Ajuste de áudio dos AirPods

O iOS enviará notificações ao usuário quando a bateria dos AirPods [Pro] estiver no fim, para lembrá-lo de carregar os fones.

tvOS 14

A Apple TV 4K ganhará o recurso de compartilhamento de áudio já presente em iPhones, iPads e Macs. Com isso, dois pares de AirPods poderão ser conectados simultaneamente à caixinha para que duas pessoas assistam a filmes e séries sem incomodar os demais presentes no ambiente.

Compartilhamento de áudio na Apple TV

O aplicativo Fotos funcionará em 4K via AirPlay, e teremos também suporte ao YouTube em 4K (e isso também em iPhones/iPads) — finalmente!

HomePod

O alto-falante inteligente da Maçã receberá suporte a serviços de música de terceiros. Com isso, será possível fazer o streaming direto de serviços como o Spotify ou o Pandora, sem a necessidade de usar o AirPlay para transmitir o áudio dessas plataformas do seu iPhone/iPad/Mac.

ARKit 4

ARKit 4

A plataforma de realidade aumentada da Apple, cada vez mais presente no iOS e no iPadOS, ganhará algumas boas novidades na sua quarta versão — entre elas, a possibilidade de “fixar” determinadas criações em coordenadas geográficas do mundo, para que outros usuários vejam suas obras como monumentos.

macOS Big Sur

No macOS, as atualizações do sistema serão baixadas silenciosamente, em plano de fundo, e a instalação ocorrerá mais rapidamente que antes.

Fotos e Música no macOS Big Sur

Já o Fotos ganhará novos recursos de edição, inclusive uma ferramenta de retoque melhorada com doses de aprendizado de máquina.

O Música tem uma nova tela inicial, chamada “Listen Now”, que reúne novos lançamentos, entrevistas de artistas e playlists personalizadas para você.

watchOS 7

O Apple Watch receberá o aplicativo Atalhos; será possível, inclusive, rodar atalhos diretamente dos mostradores do relógio.

Atalhos no watchOS

Será possível baixar novos mostradores na App Store e na internet, também.

Dentro dos novos recursos de sono, o Apple Watch exibirá uma notificação caso a bateria esteja abaixo dos 30% perto da hora de dormir, sugerindo que o dispositivo seja carregado por alguns minutos. Caso você carregue o relógio ao acordar, o iPhone exibirá uma notificação quando a bateria chegar a 100%.

Assim como no iOS 14, o Mapas aqui receberá suporte a rotas de bicicleta, com dados de elevação do terreno e suporte a múltiplas opções de caminho (a mais rápida, a mais curta e a sugerida).

Por fim, o aplicativo Ruído trará um resumo semanal do tempo que você passou ouvindo barulhos acima de um volume saudável.


O que acharam?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple lança chave de carro digital para abrir e dar partidas em veículos [atualizado: CarPlay]

Próx. Post

Kit de transição para chip da Apple custa US$500 e inclui um Mac mini com processador A12Z

Posts Relacionados