Quem assina o nosso calendário deve ter visto que hoje, 28/2, aconteceu a reunião de acionistas da Apple na sede da empresa, em Cupertino.
Sede da Apple em Cupertino | foto de Joe Ravi, via Shutterstock.
O encontro transcorreu sem grandes surpresas, com todas as propostas dos acionistas (criação de uma comissão de direitos humanos, recompra de ações, acesso proxy, entre outras) sendo negadas e as do conselho, aprovadas — os atuais conselheiros também foram todos reeleitos.
A negativa para as propostas dos acionistas não quer dizer que a Maçã não liga para tais temas, pelo contrário: a empresa acredita que os direitos humanos fazem parte da cultura da empresa e, por isso, estão intrínsecos no dia-a-dia e nas relações com fornecedores. Por isso, não há necessidade de se criar uma comissão. A mesma coisa podemos falar da proposta de recompra do bilionário Carl Icahn — a companhia já tem um programa de recompra em andamento e não vê necessidade de mexer nele.
Saindo da área burocrática, alguns números interessantes foram comentados na reunião. Tim Cook afirmou que a Apple TV gerou mais de US$1 bilhão em faturamento no ano de 2013 (cerca de 10 milhões de unidades foram vendidas) e que, por isso, está difícil categorizá-la como “hobby” hoje em dia.
Hobby pic.twitter.com/YOXPv1ALpw
— Horace Dediu (@asymco) February 28, 2014
Segundo Horace Dediu, do asymco, a Apple TV é o produto de maior crescimento da empresa atualmente, com uma taxa de 80% ano a ano. Até hoje (desde 2007) foram vendidos cerca de 28 milhões de set-top boxes, gerando aproximadamente US$3,5 bilhões em receitas.
Outros dados interessantes cobriram os serviços iMessage e FaceTime: atualmente, 40 bilhões de notificações push são disparadas por dia, enquanto cerca de 15-20 milhões de chamadas FaceTime são realizadas e bilhões de iMessages (também diariamente).
Para fechar os números, nos últimos 16 meses a firma adquiriu nada mais nada menos do que 23 empresas, mostrando que está de olhos bem abertos para boas oportunidades do mercado.
Atualização · 28/02/2014 às 21:34
Atualizamos o artigo para corrigir a informação referente aos 40 bilhões de notificações — antes havíamos dito que eram iMessages. Outros números que valem ser mencionados: existem agora 800 milhões de usuários de iGadgets, os quais já receberam 16 trilhões de notificações push.
[via Daring Fireball]