O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Banco Central suspende pagamentos pelo WhatsApp no Brasil, citando preocupações com concorrência e privacidade

A instituição vai avaliar a ferramenta antes de dar o seu aval
Recurso de pagamento do WhatsApp

Não dava para dizer que isso não era esperado: uma semana depois de o Facebook anunciar que o WhatsApp estrearia no Brasil o recurso de pagamentos entre pessoas físicas e/ou estabelecimentos comerciais, o Banco Central resolveu se pronunciar — e certamente não foi da forma que Mark Zuckerberg esperava.

Publicidade

A instituição determinou que o recurso de pagamentos da plataforma deverá ser interrompido até segunda ordem, orientando que as duas bandeiras compatíveis com o serviço (Visa e Mastercard) suspendam as transações pelo WhatsApp — podendo receber multas e processos administrativos caso a determinação não seja cumprida.

De acordo com o BC, a plataforma de pagamentos do WhatsApp só pode ser liberada após análise e autorização por parte do órgão. Isso porque, nas palavras do BC, é necessário “preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”.

Mais precisamente, a instituição avaliará se o Facebook Pay (recurso que viabiliza os pagamentos pelo WhatsApp) está em conformidade com as regras do Sistema de Pagamentos Brasileiro; um início da plataforma sem a supervisão do BC poderia trazer riscos à competitividade do campo, à eficiência do serviço e à privacidade dos dados dos usuários.

Publicidade

Vale notar que o BC está em processo de desenvolvimento do PIX, o sistema de pagamentos digital que permitirá a transferência gratuita de dinheiro entre cidadãos brasileiros independentemente do banco ou da plataforma. O BC declarou, anteriormente, que havia potencial para que o serviço de pagamentos do WhatsApp fosse integrado ao PIX, porém sem perspectivas concretas nesse sentido — até porque a parceria com um sistema privado poderia, também, gerar problemas de competitividade.

O WhatsApp se pronunciou sobre a suspensão:

Agora, fica a expectativa para os próximos capítulos dessa história: a suspensão, obviamente, não é uma proibição — caso o Banco Central aprove os pagamentos pelo WhatsApp, o sistema poderá ser utilizado normalmente no Brasil. Resta saber quanto tempo isso vai levar.

via G1

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Force Touch no Apple Watch

watchOS 7 desabilitará Force Touch em Apple Watches, indicando o fim da tecnologia

Próximo Artigo
Nimian Legends: BrightRidge HD

Promoções do dia na App Store: Nimian Legends, Spirit Roots, GhostControl Inc. e mais!

Posts Relacionados