O melhor pedaço da Maçã.

Apple quer dar nova vida ao Game Center no iOS/iPadOS 14, no macOS Big Sur e no tvOS 14

Será que agora vai?

Se você não tem nenhum amigo, [o Game Center] vai encontrar alguém pra você jogar.

Steve Jobs, em 2010, apresentando o iOS 4.1

Começar uma partida de Fortnite ou encontrar um adversário em Clash of Clans em alguns segundos? É claro que são jogos já consolidados e com milhões de jogadores, mas não era algo possível quando a Apple lançou a App Store, em julho de 2008. Eis que o Game Center surgiu para unificar a vontade de jogar e competir.

Publicidade

Aos poucos, tivemos algumas atualizações como jogos por turnos (no iOS 5) e desafios (no iOS 6). O aplicativo do Game Center (sim, tínhamos um aplicativo!) foi então removido (no iOS 10) e, aos poucos, ele foi perdendo a importância nos jogos — a própria Apple deixou o menu “Game Center” quase escondido nos Ajustes. Boa parte das maiores produtoras implementaram suas próprias soluções de ranking, multijogadores, conquistas e recompensas. Este ano, a Apple está puxando os desenvolvedores de volta para o Game Center.

Felizmente, a Apple anunciou na WWDC20, junto aos seus novos sistemas, que o Game Center receberá mudanças e uma repaginada. Até onde vimos, a sensação é ótima.

Novo Game Center

Ainda que não seja um novo app separado, agora, abrindo o Game Center nos Ajustes — ou pela App Store, tocando na sua foto —, o perfil mostra mais detalhes da sua conta, os jogos mais populares do Apple Arcade entre seus amigos e as conquistas por jogos. Para completar, ficou mais fácil convidar amigos — aliás, me chama no Twitter pra eu lhe passar meu ID Apple e sermos amigos! 🎮

Novo Game Center

Dentro dos jogos teremos novas tabelas de classificação, acompanhamento do progresso dos amigos, melhoria em sessões multiplayer (em partidas por turnos ou em tempo real), além de informações já existentes, como conquistas, pontuações e comparativos com os amigos.

Novo Game Center

Todas as mudanças estão no GameKit, disponível para desenvolvedores integrarem o Game Center aos seus jogos. Se você é desenvolvedor e está lendo isso, já fica a dica: a Apple sempre destaca na App Store os apps/jogos que abraçam essas novas funções do sistema. 😉

Publicidade

No tvOS 14, uma novidade precisa ser destacada: na Apple TV, que já suporta multi-usuários, o progresso de cada jogo ficará salvo individualmente, assim cada pessoa da casa poderá jogar no seu tempo.

Publicidade

Outra novidade será a compatibilidade com novos joysticks, como o controle sem fio Elite 2 (do Xbox) e Adaptive — para recursos especiais como sensores de movimentos, luzes e nível da bateria. E para jogos que não são compatíveis, uma função de mapear a tela poderá trazer suporte para outros joysticks.

Novo Game Center

Sabemos que a Apple se importa com jogos — não é à toa que, das cinco abas principais da App Store, duas são relacionadas a games. Agora é esperar para que desenvolvedores abracem as mudanças, integrem-nas ao jogos e, é claro, que jogadores utilizem todas as funções para que a “rede social de jogos” da Maçã não morra… outra vez.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Hello Human, Nature:Soa, Alive Wallpaper e mais!

Próx. Post

Esqueça os atalhos: recuperação do macOS mudará em Macs com chips da Apple

Posts Relacionados