Uma das novidades do watchOS 7 mais oportunas para o momento em que vivemos é um novo app que nos ajuda a manter a higiene pessoal ao nos lembrar de lavar as mãos frequentemente. Como sabemos, a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) fez com que essa atitute simples se tornasse mais importante do que nunca para evitar a auto-contaminação e, claro, reduzir os riscos de contaminar outras pessoas.
Diferentemente do que muitos devem ter pensado, no entanto, o recurso não foi desenvolvido “às pressas” como resposta à crise provocada pela COVID-19; na verdade, ele já estava sendo desenvolvido há anos, de acordo com uma nova reportagem do TechCrunch.
Ao contrário de outras iniciativas urgentes empreendidas pela Apple após a pandemia do novo Coronavírus, no entanto, o aplicativo de higienização das mãos do Apple Watch não foi construído da noite pro dia. O recurso foi resultado de “anos de trabalho” e de “tentativas e erros sucessivos”, segundo o vice-presidente de tecnologia Kevin Lynch.
Mais precisamente, o app funciona com base na união de recursos do hardware do Apple Watch e do watchOS 7: o acelerômetro, o qual identifica os gestos dos usuários durante a higienização das mãos, e a captação de sons externos do relógio para detectar o enxágue da mãos.
Além disso, o app incorpora algumas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo que o tempo de lavagem deve ser de, pelo menos, 20 segundos. Nesse sentido, quando você começar a lavar as mãos, o relógio contará esse tempo com uma animação bastante intuitiva.

Assim como o app Respirar (Breath), os dados da higienização das mãos serão incorporados ao app Saúde (Health) no iPhone, o qual mostrará a frequência e a duração desse processo — além de informações sobre a importância da lavagem das mãos, no que se refere à saúde geral.
Por fim, a Maçã explicou, genericamente, como “abriu” o uso do watchOS para que médicos possam usar e monitorar os dados coletados pelos Apple Watches de seus pacientes durante o período de pandemia. Não obstante, a Apple não reivindica o potencial do gadget para ajudar a diagnosticar o vírus:
Embora não tenhamos estudado especificamente como o Apple Watch pode rastrear a COVID-19, estamos felizes em apoiar a pesquisa que a comunidade médica está fazendo. Realmente apoiamos suas iniciativas, capacitando nossos colegas nessa área, e estamos empolgados em ver o que eles estão conquistando.
De fato, os recursos de saúde do Apple Watch são muito bacanas — e, eu diria, necessários.