Entre as novidades mais recentes das atualizações de apps, o WhatsApp adicionou um novo recurso nas ligações de vídeo em grupo que certamente ajudará na hora de se comunicar com várias pessoas, como veremos a seguir.
Além disso, o Waze ganhou mudanças no design para deixá-lo mais “amigável” e a expansão de uma função que permite ao motorista expressar o seu humor/estado de ânimo.
Por fim, o Spotify está lançando um novo recurso de letras em tempo real em mais de 20 países, entre eles o Brasil.
WhatsApp Messenger
Como dissemos, o WhatsApp ganhou uma novidade nas ligações de vídeo em grupo: agora, é possível tocar e segurar no vídeo de um participante para ampliar sua imagem na tela.
Desde abril passado, é possível adicionar até oito pessoas em uma ligação de vídeo; nesse sentido, a mudança permitirá manter um dos participantes em destaque para facilitar a comunicação.
Waze
O Waze foi atualizado com um design mais colorido (e mais vibrante) que tem como objetivo torná-lo mais “amigável, orgânico e alegre”. As mudanças vão desde o ícone do app até alguns elementos da interface.
Além disso, o serviço expandiu o recurso Humores (Moods). Com ele, motoristas podem expressar seus sentimentos diariamente, o que refletirá no ícone daquela pessoa que pode ser vista no mapa. São diversas opções de humores disponíveis para todos os usuários, desde “Tranquilo(a)” até “Furioso(a)”. Há, ainda, opções exclusivas para editores de mapas — nível que requer mais experiência e contribuição na plataforma.
De acordo com a empresa, ainda mais opções de humores serão adicionadas em breve, a fim de “representar todos os tipos diferentes de pessoas em todos os momentos de sua jornada”.
Por fim, o app também corrigiu um erro que o fazia fechar ao buscar um local salvo.
Spotify
O Spotify está lançando, a partir de hoje, seu recurso de letras em tempo real em 26 regiões ao redor do mundo, incluindo o Brasil. As informações são do TechCrunch.
Com o recurso, usuários podem tocar no botão “Letras” na parte inferior da tela de reprodução e visualizar a composição da música em tempo real — um recurso bastante semelhante ao que já existe no Apple Music desde o lançamento do iOS 13, no ano passado, e com o macOS Catalina 10.15.4 em março passado.
De acordo com as informações, o recurso estará disponível nos seguintes países a partir de hoje: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, El Salvador, Equador, Filipinas, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Índia, Indonésia, Malásia, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Singapura, Tailândia, Taiwan, Uruguai e Vietnã.
Não há informações se a novidade será expandida para outros países a curto prazo, mas é difícil imaginar que o Spotify manterá o recurso longe de grandes mercados, como Estados Unidos e Reino Unido, por muito tempo.
Google Fotos
Ainda ontem, comentamos a atualização do Google Fotos que apresentou um novo design para o app e diversas outras ferramentas. Além das novidades citadas, o Android Police descobriu que, após a atualização, o app parou de fazer backup de imagens e vídeos de pastas criadas por apps de terceiros, como WhatsApp, Messenger e TikTok.
Anteriormente, o Google Fotos carregava automaticamente todas as mídias salvas no dispositivo, incluindo os arquivos salvos em pastas criadas automaticamente por esses apps. De acordo com a empresa, a medida foi implantada para economizar dados móveis dos usuários à medida que as pessoas compartilham cada vez mais fotos e vídeos por esses apps.
Usuários podem reverter essa mudança e reativar o backup de fotos e vídeos de mídias sociais e apps de mensagens seguindo essas instruções.