Ao longo das últimas semanas, publicamos vários compilados trazendo novidades dos sistemas operacionais da Maçã (iOS/iPad OS 14, macOS Big Sur, watchOS 7 e tvOS 14) que não foram destacadas pela empresa na keynote de abertura da WWDC20.
Pois adivinhem só: temos ainda mais mudanças a comentar — especialmente agora, algumas horas após a liberação das segundas versões beta dos sistemas.
Vamos dar uma olhada em tudo o que há de novo, então?
Posts relacionados
- iOS/iPadOS 14 permitirá definir navegador e cliente de email padrões — e mais detalhes não comentados pela Apple!
- Volta do som de boot no macOS Big Sur, Carregamento Otimizado em Apple Watch e AirPods… confira mais novidades da Apple!
- iOS 14 permite configurar toques na traseira de iPhones, reproduzir vídeos 4K no YouTube e mais!
iOS 14
Serviços padrão no HomePod
Já sabemos que, com o iOS 14, o alto-falante inteligente da Apple passará a suportar serviços de música de terceiros, como Spotify e Pandora. O dispositivo irá além, entretanto: como notou o usuário @ttam110, no Twitter, será possível escolher seus serviços padrão de música, podcasts e audiolivros.
Mais que isso: segundo o 9to5Mac, usuários poderão configurar serviços padrão diferentes para cada perfil — se você mora com outras pessoas, portanto, cada um poderá escolher seus serviços favoritos para usar. Por ora, ainda não é possível escolher aplicativos diferentes no seletor, mas isso deverá ser resolvido em breve, conforme os desenvolvedores forem atualizando seus apps para funcionar com a novidade.
Novos widgets e iconografia
A segunda versão beta do iOS 14 traz também um novo widget relacionado ao aplicativo Arquivos. Com ele, você pode ter acesso aos seus arquivos abertos recentemente — seja na tela de widgets ou em uma das suas telas de apps.
Federico Viticci, do MacStories, compartilhou a novidade:
Viticci notou também um retoque no ícone do Calendário, que agora traz o dia da semana de forma abreviada, e emojis renovados nas listas dos Lembretes. Além disso, o Atalhos deixou de abrir arquivos do tipo .shortcut
novamente — algo que deverá ser corrigido pela Apple numa versão beta futura.
Como notou o MacRumors, o ícone do Relógio também recebeu um ligeiro tapa no visual, com ponteiros mais gordinhos (o novo ícone está à esquerda):
Enquanto isso, o 9to5Mac observou que o widget pequeno do Lembretes agora mostra sua próxima tarefa, em vez de apenas contabilizá-las:
Temos também novos ícones na área relacionada a chamadas dentro do Ajustes:
Biblioteca de Apps
Agora, é possível apagar um aplicativo diretamente da Biblioteca de Apps, por meio do menu do Haptic Touch — uma novidade especialmente útil para apps que não estão em nenhuma das telas iniciais.
Apple Music
As playlists destacadas do serviço podem trazer animações em vez de capas estáticas, como notou Benjamin Mayo, do 9to5Mac:
Nos Ajustes, é possível desabilitar essas animações — algo recomendado caso você esteja com pouca bateria um uma conexão ruim — ou escolher habilitá-las somente no Wi-Fi.
Além disso, o Apple Music agora incorpora feedback háptico quando o usuário toca em algum dos botões de controle (reproduzir, pausar, próxima música ou anterior).
Copiar e colar
Caso algum aplicativo acesse a sua área de transferência de algum outro dispositivo, o sistema agora avisará exatamente qual dispositivo é este — anteriormente, o aviso era genérico, informando apenas que “Aplicativo X copiou conteúdo de outro dispositivo”.
Alerta de senhas vazadas
Já sabemos que o iOS 14 (bem como o Safari do macOS Big Sur) analisará as senhas dos usuários para alertar caso uma delas seja exposta num vazamento de dados. Pois recentemente o 9to5Mac mostrou como o recurso funciona — por meio de um aviso bem chamativo nas Chaves do iCloud.
No iOS 14, as Chaves do iCloud avisarão também caso você tente cadastrar senhas muito fáceis/comuns, bem como códigos que contenham caracteres sequenciais (como “123”).
Alerta de Wi-Fi
Ao conectar-se a uma rede de Wi-Fi que não use um endereço IP privado, o sistema exibirá um alerta, como trouxe o MacRumors.
Acesso à câmera e ao microfone
Já falamos aqui sobre os pequenos pontinhos coloridos que surgem no topo da interface do iOS 14 quando um determinado app está acessando uma das câmeras ou microfones do dispositivo. Pois, ao abrir a Central de Controle, a interface mostra exatamente qual o aplicativo em questão:
Boa novidade, não?
macOS Big Sur
Apple Pay
Desenvolvedores já podem integrar o Apple Pay nos aplicativos criados por meio do Mac Catalyst. Segundo o 9to5Mac, a integração é basicamente automática — se o sistema de pagamentos funciona no iPad, ele é transferido para o app para macOS sem a necessidade de qualquer ajuste.
watchOS 7
Central de Controle
No novo sistema, é possível personalizar a Central de Controle do relógio — basta deslizar até o final da tela e tocar na opção “Editar”. Em seguida, você pode tocar e arrastar os ícones para a posição mais conveniente para você, ou simplesmente tocar no botão vermelho para esconder as opções que você não usa (as mais importantes, como Wi-Fi, Dados Móveis, Bateria e Modo Avião, não podem ser escondidas).
O que estão achando das novidades? Descobriu alguma que ainda não falamos? Então use e abuse dos comentários abaixo! 😉