O melhor pedaço da Maçã.

E vejam só: Macs com chips da Apple terão, sim, Thunderbolt

Usuários profissionais já podem respirar aliviados — e a Intel também

Hoje mais cedo, quando falamos aqui sobre a apresentação oficial do protocolo Thunderbolt 4, da Intel, comentamos que a Apple dificilmente abraçaria a novidade: com a transição dos Macs para o Apple Silicon, faria muito mais sentido para a Maçã adotar o USB4, um padrão aberto, do que continuar pagando royalties à Intel e adaptando seus chips para funcionar com uma tecnologia proprietária da empresa.

Publicidade

Bom, estávamos errados: em declaração ao The Verge, a Maçã prometeu que seguirá suportando o protocolo Thunderbolt nos Macs com chips próprios. Mais precisamente, o comunicado da empresa foi o seguinte:

Há mais de uma década, a Apple se juntou à Intel para projetar e desenvolver o protocolo Thunderbolt; hoje, nossos consumidores desfrutam da velocidade e da flexibilidade que ele traz a todos os Macs. Nós continuamos comprometidos com o futuro do Thunderbolt e continuaremos suportando-o nos Macs com Apple Silicon.

Com isso, usuários avançados/profissionais podem respirar aliviados — a gama de acessórios e periféricos para Macs baseados no Thunderbolt 3, afinal de contas, já é relativamente extensa. Quem também deve ter soltado fogos com a notícia é a própria Intel, já que a Apple sempre foi uma das suas maiores parceiras no desenvolvimento e na adoção da tecnologia; abandonar o Thunderbolt representaria mais um abalo e tanto na relação entre as empresas (e na popularidade do protocolo, também).

Por outro lado, ainda teremos de aguardar para ver algum produto da Apple com chip próprio e suporte ao protocolo Thunderbolt. Os iPads Pro, por exemplo, têm uma porta USB-C — assim como os Macs mini com chip A12Z Bionic, dos kits de transição para desenvolvedores. Vamos aguardar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ações da Apple batem novo recorde; papéis representam mais de 40% do portfólio da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett [atualizado 2x]

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Crash the Comet, Wreck Race, ScrollStickies e mais!

Posts Relacionados