O melhor pedaço da Maçã.

Quer um Dock mais harmônico no macOS Big Sur? Esses pacotes de ícones podem ajudar

Temos também um utilitário para adaptar os ícones automaticamente
Ícones adaptados para o macOS Big Sur por Stijn de Vries

Depois de anos mantendo uma linguagem visual própria, o macOS Big Sur finalmente cederá à dominação do seu irmão mais novo, o iOS. Uma das principais mudanças na futura versão do sistema é visível logo de cara: os ícones de aplicativos não mais terão formatos livres, adotando os quadrados de cantos arredondados tão característicos do sistema móvel da Apple.

Publicidade

Os apps nativos do Big Sur, claro, já trarão a mudança automaticamente, mas aplicativos de terceiros poderão demorar um pouco mais — até porque a Apple não obrigará nenhum desenvolvedor a adaptar os ícones; a conformação ao quadrado de cantos arredondados é simplesmente uma recomendação nas diretrizes de interface do sistema.

Para usuários, entretanto, isso representa uma certa poluição visual: alguns dos apps no Dock já estarão obedecendo às novas diretrizes, enquanto outros vão destoar do padrão. Isso é especialmente problemático para desenvolvedores que estão testando as primeiras versões beta do Big Sur, já que basicamente ninguém — exceto a Apple, claro — adaptou os ícones dos seus apps para o novo padrão até o momento.

Felizmente, há soluções: dois designers já lançaram seus próprios pacotes de ícones para aplicativos populares do macOS. O primeiro foi Stijn de Vries, que disponibilizou artes para os aplicativos da suíte iWork, Pixelmator Pro, Twitter, GitHub, Step Two, Nova e Visual Studio Code — todos eles podem ser baixados nessa página.

Bas van der Ploeg também botou as mãos na massa: nesse site, você pode baixar ícones adaptados para os apps Telegram, Transmission, Tweetbot, Skype, Slack, Sketch, Screens 4, Cura e para o NodeMCU PyFlasher.

Para quem nunca alterou o ícone de um aplicativo no macOS, o processo é bem simples: basta clicar no app em questão com o botão direito, selecionar “Obter Informações” e arrastar a imagem que você quiser usar para o campo onde está o ícone original do aplicativo.

IconSur

Para quem entende um pouco de linguagem de programação e quer adaptar os ícones de basicamente qualquer aplicativo do macOS, por outro lado, vale a pena checar a ferramenta de linha de comando IconSur, disponível gratuitamente no GitHub.

O funcionamento do utilitário é bem inteligente: ao selecionar um aplicativo para ter o ícone adaptado, ele começa buscando aplicativos relacionados na App Store do iOS — principalmente pelo seu nome, mas você pode especificar palavras-chave alternativas (ou mesmo uma loja diferente da americana). Se o app correspondente for encontrado, o utilitário aplica o ícone do iOS automaticamente no aplicativo para macOS.

Publicidade

Caso não exista uma contraparte do software no iOS, por outro lado, o IconSur pode gerar um ícone apropriado automaticamente — ele simplesmente pega a arte original do aplicativo e a aplica dentro de um quadrado branco com cantos arredondados. Você pode personalizar essas configurações, alterando a cor de fundo e a escala do ícone dentro do quadrado. Inteligente, não?

Bônus: Big Sur no iOS

Por outro lado, vai que você quer tomar o caminho inverso e colocar os ícones nativos do macOS Big Sur no iOS. Isso também já é possível — contanto que você tenha um iPhone ou iPad com jailbreak, claro.

O tema Big Sur traz os ícones especiais do novo sistema para vários apps nativos do iOS: temos adaptações para aplicativos como Safari, Mail, Mapas, Calendário, Notas, Lembretes, Contatos, Fotos, Mensagens, FaceTime, Música, Calculadora e mais. O tema também “substitui” os ícones de aplicativos relacionados — o Arquivos ganha a nova arte do Finder, por exemplo, enquanto o Ajustes fica com a nova aparência do Preferências do Sistema.

Publicidade

Para adicionar o pacote, basta adicionar o repositório do desenvolvedor à App Store “alternativa” do seu dispositivo, seja o Cydia ou o Sileo. Em seguida, é possível aplicar os ícones com o utilitário DreamBoard.

via 9to5Mac, iOS Hacker

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Usuários reclamam que o app Música está drenando a bateria de seus iPhones em plano de fundo

Próx. Post

Coronavírus: Apple Stores na Austrália fecham após novo pico de casos; Governo do Ceará lança app de alerta de exposição

Posts Relacionados