O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Código QR no WhatsApp Business

Agora é possível iniciar conversas com empresas no WhatsApp por código QR

O WhatsApp Business, assim como sua versão padrão, continua crescendo, embora lentamente. De acordo com o Facebook, a versão comercial do mensageiro tem agora 50 milhões de usuários ativos mensais no mundo — sendo os dois maiores mercado da plataforma a Índia e o Brasil, com 15 e 5 milhões de usuários, respectivamente.

Publicidade

Pensando em promover ainda mais essa plataforma e, é claro, fornecer aos consumidores ferramentas para trabalhar durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), o WhatsApp anunciou hoje ainda mais recursos para seus clientes Business, como veremos a seguir.

Códigos QR para iniciar conversas

Para conversar com uma loja/empresa pelo WhatsApp, é preciso adicionar um número manualmente ou receber, por compartilhamento, seu contato. Com o novo código QR, basta escaneá-lo para iniciar uma conversa — esse código pode estar no site, no recibo ou na vitrine da empresa, facilitando com que seus clientes entrem em contato.

De acordo com o WhatsApp, ao escanear um código QR, o usuário verá uma mensagem predefinida pela empresa para começar o atendimento — como já existe em alguns casos. Para começar a usar o código QR, as empresas podem seguir esses passos.

A novidade vai melhorar ainda mais o atendimento de lojas pelo mensageiro, principalmente quando combinado a outros recursos como etiquetas e as mensagens automáticas citadas anteriormente.

Etiquetas do WhatsApp Business

Esse recurso já está disponível para empresas do mundo todo que usam o WhatsApp Business e a API1 do WhatsApp Business. Vale lembrar que essa novidade estava sendo testada desde maio passado, inclusive na versão padrão do mensageiro.

Compartilhamento de catálogo

Implementados no ano passado, os catálogos mudaram a forma como clientes interagem com lojas pelo WhatsApp. Como prova disso, o WhatsApp afirmou que, todos os meses, mais de 40 milhões de pessoas visualizam os catálogos de empresa — e agora esse recurso foi aprimorado.

Catálogos de produtos no WhatsApp Business

Empresas agora podem compartilhar links do catálogo e de itens individuais em diversas plataformas (incluindo Facebook e Instagram), os quais podem ser replicados no WhatsApp e até mesmo fora dele.

Assim como o recurso anterior, os links do catálogo também estão disponíveis para usuários do WhatsApp Business em todo o mundo; para saber como compartilhá-los, basta visualizar esse artigo.

Publicidade

Vale lembrar que, no mês passado, o WhatsApp tentou estrear um recurso de pagamentos no Brasil — o qual facilitaria transferência de dinheiro entre usuários da plataforma. Logo em seguida, porém, o Banco Central suspendeu o recurso alegando preocupações com concorrência e privacidade, restrição que se mantém até hoje — embora o Cade já tenha revogado sua suspensão.

Continuaremos acompanhando o desenrolar dessa história.


Ícone do app WhatsApp Business
WhatsApp Business de WhatsApp Inc.
Compatível com iPhones
Versão 2.21.181 (197.8 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com iPhones
Versão 2.21.181 (187.3 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Câmera da FUJIFILM como webcam

Software de webcam da FUJIFILM é lançado para Mac

Próximo Artigo
Novidades no ensino de codificação da Apple

Apple lança novos materiais de programação para professores e estudantes

Posts Relacionados