O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Modo Escuro no Google Chrome
9to5Google

Modo Lite do Chrome 86 exibirá vídeos em baixa resolução para economizar dados

Em breve, num dispositivo perto de você — contanto que não seja um iPhone ou iPad

Não é novidade para ninguém que o Google desenvolve o Chrome de forma que novidades chegam frequentemente e a conta-gotas. Dito isto, parece que a versão 86 do navegador representará um salto e tanto — especialmente nas exigências que ele faz dos recursos do usuário.

Publicidade

falamos aqui sobre um recurso experimental do Chrome 86 que poderá dar até duas horas a mais de bateria ao seu dispositivo móvel; agora, de acordo com o XDA Developers, o browser trará uma outra boa novidade — em seu modo Lite, especificamente: a possibilidade de economizar dados de internet forçando a visualização de vídeos em baixa resolução.

O modo Lite do Chrome já existe desde o ano passado (em substituição ao modo Economia de Dados) e faz adaptações no carregamento de páginas, comprimindo os elementos da web nos próprios servidores do Google antes de carregá-lo no dispositivo, para economizar internet. Com a nova funcionalidade, os ganhos do modo Lite ficarão ainda mais visíveis.

Mais precisamente, o novo recurso — chamado de LiteVideos — simula condições de rede desfavoráveis para “instruir” sites de vídeos a reproduzir conteúdo em resolução mais baixa. Em outras palavras, mesmo que você esteja conectado a uma rede de alta velocidade (como o 4G), o modo Lite “enganará” os sites e fará parecer que você está numa rede lenta, de conexão ruim; com isso, os vídeos serão exibidos em qualidade menor e sua franquia de dados será preservada.

Publicidade

O recurso será disponibilizado no Google Chrome para macOS, Windows, Android, Linux e Chrome OS. O iOS, como de costume, ficará de fora porque — seguindo a limitação imposta pela Apple — o navegador para iPhones e iPads é baseado no WebKit, motor de renderização do Safari, e não no Blink, utilizado por todas as outras versões do Chrome.

O Chrome Canary, versão de testes do navegador, já traz o LiteVideos — basta baixá-lo na plataforma de sua preferência e ativar a opção na página chrome://flags; é bom lembrar, claro, que o browser é um campo de testes, então seu funcionamento deve ser instável e com falhas. O recurso deverá ser disponibilizado para o público geral em outubro próximo.

via Tecnoblog

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Aplicativo AirPano City Book para iOS

Promoções do dia na App Store: AirPano City Book, Infinite Flight Simulator, DaisyDisk e mais!

Próximo Artigo
Bandeira da Índia no logo da Apple

Após pressão da Apple, Foxconn investirá US$1 bilhão em novas instalações na Índia

Posts Relacionados