O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Twitter

Nova API do Twitter poderá restaurar funções de clientes não-oficiais

Depois de anos de polêmica, a (possível) solução

Ontem, o Twitter sofreu uma invasão de proporções poucas vezes vistas na sua história. Isso não impediu a rede, entretanto, de sacudir a poeira e anunciar hoje sua nova API para desenvolvedores e pesquisadores — ou melhor, todo o seu novo projeto de API1, já que a tecnologia está sendo redesenhada do zero para satisfazer às necessidades de diversos tipos de clientes e usuários.

Publicidade

Quem acompanhou a saga da API do Twitter nos últimos anos sabe da polêmica que se construiu em torno dela: em 2018, a rede implementou mudanças na tecnologia que limitaram significativamente o funcionamento de aplicativos de terceiros, como o Tweetbot e o Twitterrific. Os protestos vieram de todos os lados, e Jack Dorsey prometeu que faria novas mudanças para apaziguar os ânimos alheios e construir uma comunidade mais colaborativa.

Bom, agora as mudanças estão entre nós — e elas são mais complexas do que se imagina. Para início de conversa, a chamada API V2 traz várias opções de perfis: “padrão” (para desenvolvedores pequenos e usuários avançados), “pesquisa acadêmica” (para que pesquisadores possam ter acesso aos dados da rede e fazer análises) e “negócios” (para grandes empresas e desenvolvedoras de grande porte).

Cada um desses perfis pode ter diferentes níveis de acesso: básico, expandido ou personalizado — cada um dos níveis representa um degrau a mais na quantidade de informação que se recebe da rede. O acesso básico do perfil “padrão” será gratuito, e já liberado em fase de testes na semana que vem; os demais perfis e níveis de acesso serão liberados ao longo dos próximos meses.

Nós planejamos lançar a nova API do Twitter hoje, mas por conta do incidente de segurança ontem, colocamos o pé no freio. Não há evidências de que o incidente envolveu nossa API, mas nós decidimos mudar a data de lançamento para um período mais apropriado.

Desenvolvedores desempenham um papel fundamental no futuro do Twitter. A nova API vai nos ajudar a atender melhor todos vocês. Vocês podem ler mais sobre o que nós temos planejado em nossa publicação, e estamos animados em compartilhar mais informações nos próximos dias.

O Twitter não divulgou informações de preços, mas informou que os níveis de acesso serão facilmente escalonáveis — isto é, pesquisadores e empresas poderão transitar entre os níveis sem dificuldades de acordo com a necessidade, ajustando o acesso (e, portanto, o valor a ser pago) sempre que necessário. Haverá ainda um novo portal para desenvolvedores, com ferramentas mais apuradas e acesso mais rápido às configurações.

Publicidade

Quanto aos recursos da nova API, a rede cita alguns: desenvolvedores poderão ter acesso a alguns recursos importantes da rede que não são acessíveis hoje, como stream da timeline, enquetes, threads, tweets fixados, filtro de spam e filtros mais poderosos de busca. Não há informações, entretanto, se os clientes voltarão a ter acesso a outros elementos cruciais, como as notificações push.

O fato é que o Twitter quer ser mais transparente com os desenvolvedores e construir uma relação mais amigável com eles — o que é sempre uma boa notícia. Se as promessas serão cumpridas, entretanto, precisaremos aguardar os próximos meses para descobrir.

via Engadget

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Reincubate Camo

Camo é mais uma ótima solução para usar o iPhone como webcam no Mac

Próximo Artigo
Logo da Apple e chip

Mais um veículo aposta na chegada de MacBooks Air e Pro com chips da Apple em 2020

Posts Relacionados