O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp é o app mais importante para brasileiros, aponta pesquisa

Pesquisa de uso de apps no Brasil

Foram divulgados hoje os resultados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de aplicativos no Brasil, referente ao mês de abril deste ano. O levantamento foi realizado entre 13 e 22 de março, com 2.033 brasileiros que acessam a internet e têm smartphones, respeitando proporções de gênero, faixa etária, renda e distribuição geográfica. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Publicidade

O WhatsApp segue sendo o app mais presente nas telas de Início dos brasileiros, tendo inclusive apresentado crescimento desde dezembro de 2023. Na época, estava nas telas de 55% dos brasileiros, número que chegou a 58% após algum tempo de estagnação.

Outras diferenças observadas mais recentemente incluem uma certa segmentação na presença do mensageiro nas telas de Início. O app é mais colocado nessa área do smartphone por mulheres (61%) do que por homens (54%).

Em matéria de idade, o app é mais presente na tela de Início de jovens de 16 a 29 anos (64%) do que nas de pessoas de 30 a 49 anos (56%) ou com 50 anos ou mais (54%). A classes A e B também o colocam mais nessa área (60%) do que as classes C (58%) e D e E (54%).

Em segundo lugar em matéria de presença na tela de Início ficou o Instagram, com 51%; o app, vale notar, está instalado em 90% dos smartphones brasileiros. O Facebook, por sua vez, ficou em terceiro lugar, estando em 33% das telas de Início e instalado em 79% dos aparelhos.

Publicidade

Em quarto em matéria de tela de Início ficou o app do Nubank (14%), e em quinto, o YouTube, também com 14%. O TikTok está instalado em “apenas” 40% dos dispositivos e consta em menos de 10% das telas de Início. O app de chamadas está presente em 84% das telas de Início, enquanto o de mensagens, em 81%.

Além de ser o app mais presente na homescreen, o WhatsApp também é o mais aberto, com 51% das aberturas, seguido pelo Instagram (22%) nesse quesito. Já em termos de tempo gasto diariamente no app, a rede social da Meta leva a melhor, com 36%, seguida pelo mensageiro, ao qual os brasileiros dedicam 29% do tempo no smartphone por dia.

O WhatsApp também é o app mais escolhido na pergunta “Se você só pudesse ter um app em seu smartphone, qual seria?”, estando em 46% das respostas. Outros dados interessantes incluem a proporção de apenas 16% de pessoas que pagaram por um app no último ano, assim como os 52% que realizaram compras de itens digitais dentro de apps.

Publicidade

O jogo mais popular entre os pesquisados foi Candy Crush, embora apenas 12% das pessoas que disseram usar o aparelho para jogar (41% do total) tenham-no elegido como o que mais joga. 64% das pessoas assinam serviços de streaming de filmes e séries e, dessas, 61% assinam dois ou mais, com preponderância da Netflix (80%) e do Amazon Prime Video (45%). No mais, 65% assinam streamings de música, em especial o Spotify (60% dos que assinam algum serviço de streaming de música).

Por fim, 59% das pessoas afirmaram ter usado algum comando de voz nos últimos 12 meses, enquanto apenas 17% disseram ter realizado apostas esportivas em apps do gênero no último ano, com prevalência masculina. Apenas 14% dos pesquisados assinam jornais ou revistas digitais; 51% escutam podcasts, principalmente no Spotify (32%) e no YouTube (31%).

Publicidade

O relatório com mais dados oriundos da pesquisa pode ser acessado nessa página. Ele conta com ainda mais informações sobre diferentes tipos de apps e de usos.

via Mobile Time

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google Chrome aprimora sugestões na barra de pesquisa com IA

Próx. Post

Apple Pencil com USB-C ganha nova atualização de firmware

Posts Relacionados