O melhor pedaço da Maçã.

Highland 2 para Mac é um parceiro inteligente para escrever manuscritos, roteiros e outras obras em texto

Sua próxima obra-prima pode nascer aqui

Escritores do mundo, uni-vos! Aqueles que usam Mac, pelo menos. 😛

Publicidade

Nas últimas semanas, estive testando o Highland 2, da Quote-Unquote Apps, e devo dizer que me surpreendi: o aplicativo traz um ambiente bastante propício para quem quer desenvolver sua próxima obra com um software inteligente, pouco intrusivo e que lhe dá liberdade para criar da forma que você quiser — oferecendo, ao mesmo tempo, várias ferramentas para ajustar o seu trabalho ao formato apropriado e analisar algumas métricas da sua criação.


Ícone do app Highland 2
Highland 2 de Quote-Unquote Apps
Compatível com Macs
Versão 2.9.18 (36.3 MB)
Requer o macOS 10.13 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Highland 2Screenshot do app Highland 2Screenshot do app Highland 2Screenshot do app Highland 2Screenshot do app Highland 2Screenshot do app Highland 2Screenshot do app Highland 2Screenshot do app Highland 2

O ambiente de escrita do aplicativo é bem inteligente. Na barra superior, você pode selecionar o formato desejado — há opções para roteiro de cinema, TV, peça teatral, história em quadrinhos, manuscrito literário, romance, argumento, discurso, artigo acadêmico, artigo wiki e muito mais.

Uma vez escolhido o formato, o Highland 2 detecta os elementos automaticamente. No caso dos roteiros de cinema (que é o aspecto que eu testei mais a fundo), por exemplo, ele é capaz de identificar cabeçalhos de cena, indicadores de fala, ações e transições — e formatar tudo já no padrão da indústria. Com um clique, você alterna entre o modo de escrita e o de visualização, no qual é possível ver como seu documento será exportado.

YouTube video

Seja lá qual for o formato escolhido, você pode ter acesso a uma barra lateral de anotações — especialmente útil para rabiscar ideias, fazer esquemas e outras marcações importantes para o prosseguimento do trabalho, mas que não podem ficar no corpo da obra.

Publicidade

Outro ponto bem legal é que o Highland 2 conta com um editor de temas para que você deixe o software ao seu gosto — é possível selecionar os esquemas pré-configurados no app ou criar o seu próprio. Particularmente, eu gosto de ativar o “Dark Mode”, colocar o app em tela cheia e mergulhar no texto sem distrações.

O software conta ainda com vários recursos adicionais: ativando o “Revision Mode”, todas as alterações feitas no texto são exibidas em uma cor diferente à sua escolha, para que você (ou o leitor beta) possa ver exatamente o que mudou e comparar as versões.

Highland 2 para macOS

Já o “Sprint” permite que você configure uma janela de tempo para dar aquele gás no trabalho; ao final da contagem, ele mostrará quantas palavras você escreveu e o tempo gasto — ideal para lhe incentivar naqueles dias de bloqueio criativo. Você também pode configurar metas de páginas, palavras ou caracteres escritos.

Dois recursos adicionais me chamaram a atenção. Um deles é o “Gender Analysis”, que você marca o gênero de cada personagem com falas no seu projeto e o Highland 2 cria um gráfico comparando o número de falas de homens e mulheres — ideal para que você dê atenção à representatividade e às vozes diversas no seu texto; os dados podem, inclusive, ser exportados em um documento PDF. Seria legal ver, numa futura versão, um recurso semelhante para classificar os personagens em outras categorias.

Highland 2

O outro recurso bem bacana é o “Word Analysis”, no qual o aplicativo cria uma “nuvem” com todas as palavras no seu texto e conta as vezes em que cada uma delas aparece — ótimo para evitar repetições e exaustão textual. A ferramenta é ainda mais completa caso você escreva em inglês, já que, neste caso, o app é capaz de reconhecer palavras que estão ou não no dicionário.

Publicidade

Vale destacar, aliás, que o canal da Quote-Unquote Apps no YouTube traz um monte de minitutoriais para explorar os recursos e as possibilidades do aplicativo.

Publicidade

O Highland 2 pode ser baixado gratuitamente na Mac App Store, mas ela dá acesso apenas a alguns tipos de documentos e temas, não traz os recursos de análise e põe uma marca d’água nos documentos exportados. Para desbloquear toda a funcionalidade do app, é necessário fazer uma compra interna — avulsa — de R$190.

Não é barato, de fato, mas pode ser um investimento valioso caso você trabalhe escrevendo (ou esteja começando na área) e queira um companheiro de escrita mais inteligente. Vale a pena conferir!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Monitore mudanças em sites com o Web Alert, um app bem simples para macOS

Próx. Post

Justin Timberlake estrelará novo filme do Apple TV+; série escrita por Mark Boal entra em produção

Posts Relacionados