O melhor pedaço da Maçã.

Apple e Amazon são investigadas na Itália por suposta fixação de preços

MacRumors
Powerbeats e iPhone

Como se não bastassem as investigações em curso envolvendo a Apple, agora a companhia também está sob os holofotes da Autoridade Garantidora da Concorrência e do Mercado (Autorita’ Garante della Concorrenza e del Mercato, ou AGCM), órgão regulador antitruste da Itália.

Publicidade

De acordo com um comunicado divulgado pelo órgão, a investigação trata de uma suposta prática de fixação de preços na Itália; precisamente, eles querem saber se a Apple trabalhou junto à Amazon para impedir a redução de preços de produtos (da Apple e da Beats) comercializados por revendedores não-autorizados.

Essa investigação tem como objetivo verificar se a Apple e a Amazon estabeleceram um acordo que restringe a concorrência. [Alega-se que eles] proíbem a venda de produtos das marcas Apple e Beats por varejistas de eletrônicos que não participam do programa oficial da Apple.

A AGCM observou que esses varejistas “compram legitimamente os produtos dos atacadistas e depois os revendem ao varejo”, uma atividade legal na Itália.

A prática de fixação de preços, por outro lado, representa uma violação do artigo 101 do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia. Especificamente, o artigo proíbe principalmente cartéis — acordos explícitos ou implícitos entre empresas concorrentes para fixação de preços —, mas também visa outras convenções que afetam a livre concorrência na região.

Publicidade

Embora os agentes da AGCM já tenham realizado inspeções nos escritórios italianos de ambas as empresas, nenhuma delas comentou publicamente a investigação, por ora. Além disso, não há informações de quanto tempo a averiguação durará.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Wondershare UniConverter converte vídeos para qualquer formato, baixa conteúdo de sites e ainda tem recursos de edição

Próx. Post

Brasileiras estão entre os vencedores do concurso que premia as melhores fotos tiradas com iPhones

Posts Relacionados