CEO da Epic Games volta a criticar App Store: “monopólio absoluto”

As controvérsias continuam
Tim Sweeney, da Epic Games

De uns tempos para cá, Tim Sweeney — CEO1 da Epic Games — tem se mostrado uma das principais vozes contrárias às políticas da Apple com a App Store, criticando frequentemente a taxa cobrada pela Maçã aos desenvolvedores e a mão de ferro da equipe de aprovação da loja. Recentemente, aconteceu de novo.

Publicidade

Em entrevista ao programa Squawk Alley, da CNBC, Sweeney classificou a App Store (e também o Google Play) como um “monopólio absoluto“, notando a impossibilidade dos desenvolvedores de distribuírem seus aplicativos de outra forma e as taxas cobradas pelas gigantes, consideradas absurdas pelo executivo.

A Apple trancou e aleijou o próprio ecossistema criando um monopólio absoluto na distribuição e na monetização do software. Eles [a Apple] estão impedindo que uma categoria inteira de negócios e aplicativos seja engolida no seu ecossistema ao excluir competidores de cada aspecto do seu negócio que eles estão protegendo.

Sweeney citou um exemplo próprio: a Epic Games Store, lançada há cerca de dois anos no macOS e no Windows, cobra apenas 12% dos desenvolvedores por compras internas. O executivo, inclusive, prometeu levar sua loja ao iOS há alguns meses — sem explicar, entretanto, como isso poderia ser possível.

Ele afirmou ainda que, caso os desenvolvedores pudessem aceitar pagamentos por conta própria, evitando a taxa de 30% da Apple e do Google, os consumidores seriam os principais beneficiados com preços mais baixos e o mercado se tornaria mais competitivo.

Publicidade

O último experimento da Epic Games nesse sentido, entretanto, deu errado: inicialmente, a desenvolvedora disponibilizou o jogo Fortnite para Android somente via download direito no seu website, sem distribuição na Play Store, para evitar as taxas do Google. Entretanto, os consumidores julgaram a solução muito complexa, e a Epic teve jogar a toalha e colocar o jogo na loja.

De qualquer forma, a fala de Sweeney engrossa o coro de críticas à App Store bem no olho do furacão: como sabemos, a loja está sendo alvo de diversas investigações de órgãos reguladores ao redor do mundo, e Tim Cook falará sobre isso perante o Senado dos Estados Unidos no dia 29 próximo. Aguardemos.

via Engadget

Ver comentários do post

Artigo Anterior
Refine Edge no Photoshop para iPad

Photoshop para iPad ganha recursos de refinar bordas e rotacionar tela

Próximo Artigo
The Oprah Conversation

"The Oprah Conversation", novo talk show da apresentadora, estreará no Apple TV+ nesta quinta-feira

Posts Relacionados