O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Airbnb
Natee Meepian / Shutterstock.com

Airbnb e ClassPass também reclamam de comissão da Apple em compras por aplicativos

A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) forçou diversas empresas a se adaptarem a uma nova realidade. Entre as companhias que precisaram reajustar seus negócios, estão o Airbnb e o ClassPass, os quais permitem a realização de reservas e agendamentos de diversos serviços, conectando consumidores e vendedores.

Publicidade

Contudo, justamente por migrarem parte dos seus negócios para o meio virtual (o Airbnb com suas experiências online de culinária e meditação, por exemplo; e o ClassPass oferecendo aulas virtuais), agora a Apple quer que essas empresas repassem a comissão de 30% sobre as compras feitas em seus apps — como todo desenvolvedor e/ou empresa que vende seus serviços pelas compras internas ou assinaturas na App Store.

Ambas as empresas tomaram com surpresa a cobrança da Apple e pretendem levar suas preocupações à audiência de amanhã, no congresso americano, sobre possíveis práticas anticompetitivas envolvendo as gigantes tecnológicas (Apple, Amazon, Google e Facebook) — na qual o CEO1 da Maçã, Tim Cook, testemunhará. As informações são do The New York Times2.

Analisando a situação com cuidado, não é difícil de enxergar os dois lados da história. Para o Airbnb e o ClassPass, eles estão tentando se readaptar durante a pandemia, que praticamente acabou com suas fontes de receita tradicionais (com base em serviços físicos).

Publicidade

Para a Apple, se alguém deseja vender produtos digitais pelo aplicativo para iOS/iPadOS, é necessário considerar a taxa que varia de 15% a 30% em compras/assinaturas dentro de apps distribuídos pela App Store — como a própria companhia não se cansa de dizer, “tratando todos de forma igual”.

Para garantir que todos os desenvolvedores possam criar e desenvolver um negócio de sucesso, a Apple mantém um conjunto claro e consistente de diretrizes que se aplicam igualmente a todos.

O Airbnb e o ClassPass são as últimas empresas a integrarem um conjunto de entidades que reclamam da comissão da Apple, cujos desdobramentos levaram a diversas acusações de práticas anticompetitivas — já que muitos dos serviços oferecidos pela própria Maçã não são “taxados”, obviamente.

É importante destacar, entretanto, que nenhum dos serviços oferecidos pelo Airbnb e pelo ClassPass competem com soluções ou recursos da Maçã. Certamente veremos os desdobramentos dessa e de outras histórias em breve…


Ícone do app Airbnb
Airbnb de Airbnb, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 21.41 (233 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app ClassPass: Treino em casa
ClassPass: Treino em casa de ClassPass
Compatível com iPhones
Versão 6.18.0 (112.1 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Homem mexendo em AirPods Pro na orelha

Os AirPods caem da sua orelha? Participe da nossa pesquisa! [atualizado]

Próximo Artigo
Phil Schiller apresentando os iPhones 8 e 8 Plus

Phil Schiller diz que App Store estimulou competitividade ao nivelar mercado

Posts Relacionados