O melhor pedaço da Maçã.

Brasil adota API da Apple e do Google para alerta de exposição à COVID-19 [atualizado]

Quem ainda não baixou, agora tem mais um motivo importante para baixar
Fox 40
Coronavírus (COVID-19)

O aplicativo Coronavírus-SUS foi lançado pelo Ministério da Saúde já há alguns meses, mas não contava com uma ferramenta de alerta de exposição à COVID-19. Até agora: hoje, o órgão anunciou que o app foi/será atualizado com uma ferramenta do tipo — já devidamente integrada à API da Apple e do Google.

Publicidade

Para usar a ferramenta, você deve ativar a opção “Notificação de Exposição” (Exposure Notification) nas configurações do aplicativo. Uma vez ativo, o aplicativo usará o Bluetooth do seu celular para rastrear a aproximação de outras pessoas; caso alguma dessas pessoas tenha informado no app que está infectada com COVID-19 nos últimos 14 dias, você receberá uma notificação avisando que pode ter entrado em contato com o vírus e deve prestar atenção a possíveis sintomas, como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou falta de ar.


Ícone do app Coronavírus - SUS
Coronavírus - SUS de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.5.0 (102 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Coronavírus - SUSScreenshot do app Coronavírus - SUSScreenshot do app Coronavírus - SUS

Se você tem o aplicativo Coronavírus-SUS instalado no seu celular (e é bom tê-lo), a partir de agora torna-se ainda mais importante que você registre no app caso seja infectado com a COVID-19. O registro é voluntário, mas para fazê-lo, você precisará digitar um código de validação do exame (PCR ou sorológico), gerado pelo Ministério da Saúde, para que o aplicativo comprove a veracidade das informações.

Vale notar que todo o processamento da ferramenta é feito de forma anônima: o aplicativo rastreia os usuários sem identificá-los e não tem acesso a informações pessoais, como nome, CPF ou número de telefone. Dados de GPS não são coletados, como definido pela API da Apple e do Google desde a criação da tecnologia.

Publicidade

A nova versão do Coronavírus-SUS, já com suporte à ferramenta de alerta, já pode ser atualizada em aparelhos Android pelo Google Play; na App Store, o update está em processo de aprovação e chegará daqui a alguns dias.


Em uma nota relacionada para os nossos leitores no Canadá, o país da América do Norte lançou uma solução parecida recentemente: o aplicativo COVID Alert já pode ser baixado na App Store e no Google Play.

Outros países que já fazem uso dela incluem Alemanha, Itália e Uruguai.

Atualização, por Rafael Fischmann 01/08/2020 às 06:49

E a aprovação do update para iOS até que foi rápida. A nova versão do app Coronavírus – SUS já está disponível para todos na App Store.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Crie crachás de Memojis iguais aos dos funcionários das Apple Stores

Próx. Post

Microsoft desligará apps da Cortana para iOS e Android

Posts Relacionados