E o ciclo da vida continua em Cupertino. Hoje, dois produtos entraram na lista de produtos clássicos da Apple: o iPad mini original (2012) e o iMac de 21,5 polegadas (final de 2011).
Para quem não conhece o ciclo dos produtos da Maçã, eles são considerados clássicos cinco anos após o encerramento das suas vidas; a partir daí, a empresa não tem mais a obrigação de prestar suporte a eles — mas ainda pode fazê-lo mediante a disponibilidade de peças de reposição (exceto na Turquia ou no estado americano da Califórnia, onde o suporte neste período ainda é obrigatório).
No sétimo aniversário de descontinuação (ou seja, dois anos após tornar-se clássico), um produto da Maçã passa a ser considerado obsoleto — e aí, definitivamente não há mais suporte ou peças de reposição para ele nos canais oficiais ou autorizados da empresa. Neste caso, se o seu produto apresentar algum problema, o jeito é apelar a uma assistência técnica não-autorizada.
Se você tem um iPad mini original ou um iMac de 21,5″ (final de 2011), portanto, ainda pode tentar o suporte oficial da Apple para alguns tipos de reparo (mas sem garantia de atendimento); daqui a dois anos, entretanto, isso não será mais possível de forma nenhuma.
A lista completa de produtos clássicos e obsoletos da Apple pode ser conferida aqui. E assim caminha a humanidade…
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Tablets/Apple-iPad-mini-A17-Pro,5999.00]]via MacRumors