O melhor pedaço da Maçã.

Apple BKC abrirá amanhã; receita na Índia cresce

Nos últimos tempos, a Apple está com tudo na Índia: além de estar aumentando a produção de seus produtos no país, cujo mercado é considerado bastante animador, a empresa inaugurará as duas primeiras Apple Stores indianas nesta semana — uma delas ocorrerá amanhã, inclusive.

Publicidade

Trata-se da Apple BKC, no Bandra Kurla Complex, na cidade de Mumbai. Ainda hoje ocorreu um evento menor, apenas com blogueiros e analistas de tecnologia. A abertura para o público em geral ocorrerá amanhã, quando deveremos ver aquelas cenas calorosas de pessoas fazendo compras na Apple Store pela primeira vez.

A arquitetura da loja chama bastante a atenção, em especial o teto de madeira, que inclui mais de 450 mil elementos individuais para formar a estrutura, além de paredes de pedra oriundas do estado de Rajasthan.

Os mais de 100 funcionários da loja falam, juntos, mais de 20 idiomas diferentes, o que mostra que a Apple aproveitou a diversidade cultural indiana na concepção do local. Além disso, o estabelecimento usa energia solar e suas atividades são totalmente neutras em carbono, sem o uso de energias fósseis.

Publicidade

Como lembrou o TechCrunch, a Apple vem realizando contratações para as novas lojas há algum tempo, de modo que a ideia original era que elas fossem abertas em 2021, após o início das atividades da Apple Store Online na Índia. A pandemia, contudo, atrasou os planos da companhia, que só estão sendo concretizados agora.

Como se já não houvesse toda a pompa tradicional durante a inauguração de novas lojas, o evento contará ainda com a presença do CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Maçã, Tim Cook, que já está na Índia. Em um comunicado, ele ressaltou a beleza da cultura indiana, além da “incrível energia”, afirmando estar animado para aprofundar o longo histórico de 25 anos entre o país e a empresa, de modo a ajudar consumidores e a impactar comunidades locais.

Olá, Mumbai! Mal podemos esperar para receber nossos clientes na nova Apple BKC amanhã. 🇮🇳

Além de participar da inauguração, Cook deverá manter uma agenda política na Índia. De acordo com informações da Reuters, o executivo se encontrará com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e com o ministro de tecnologia da informação do país, Rajeev Chandrasekhar.

Publicidade

É possível que um dos temas da reunião seja uma flexibilização das leis trabalhistas visando à expansão da fabricação de produtos da Apple na Índia. Junto a regras aduaneiras e de uso mínimo de fornecedores locais, trata-se de um dos principais desafios no processo de implantar a fabricação da Maçã em larga escala no país.

Crescimento da receita na Índia

Números mostram que a importância da nação asiática para a gigante de Cupertino está crescendo. A receita da empresa no país, segundo a Bloomberg, chegou a US$6 bilhões entre março de 2022 e de 2023 — ante US$4,1 bilhões do mesmo período entre 2021 e 2022, mostrando que existe um crescimento sensível. A empresa também produziu cerca de um quarto do total de smartphones no país em 2022, segundo uma pesquisa da Counterpoint Research.

Apesar disso, a proporção ainda é relativamente pequena em alguns sentidos: a receita no país representa apenas 2% do total faturado pela Maçã e a base de usuários de iPhones corresponde a 4% dos 700 milhões de usuários de smartphones no país. As vendas de MacBooks também estão ganhando força por lá.

Publicidade

Analistas da consultoria Wedbush, de acordo com o AppleInsider, entenderam que está acontecendo um movimento agressivo da Apple na Índia de modo a se expandir no mercado nos próximos anos. Estão sendo feitas ações tanto no ponto de vista da produção quanto no do varejo, de modo a aumentar a presença da empresa no país e também para aprofundar as relações entre ambos.

Sigamos acompanhando as investidas da Maçã no país!

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google corrige vulnerabilidade do tipo zero-day no Chrome

Próx. Post

“iPhones 15/15 Plus” poderão ter vidro traseiro fosco e cor ciano

Posts Relacionados