Criador do ProtonMail acusa Apple de “extorquir desenvolvedores e apoiar regimes autoritários” [atualizado]

ProtonMail no iPhone

O criador do ProtonMail foi o último a comentar as políticas da Apple sobre a App Store e o relacionamento da companhia com desenvolvedores — e ele não economizou nas reclamações.

Publicidade

Em um post publicado ontem, o fundador e CEO1 do cliente de email, Andy Yen, escreveu que a Apple se tornou um “monopólio, esmagando concorrentes em potencial com taxas de exploração e realizando censura em nome de ditadores”.

Assim como inúmeros outros desenvolvedores, Yen tem um problema específico com a comissão cobrada pela companhia em compras internas e assinaturas de apps distribuídos na plataforma:

[A comissão de 30% da Apple] é uma taxa que os desenvolvedores devem pagar se quiserem permanecer no negócio. E é uma taxa que prejudica os consumidores porque são indiretamente repassadas aos usuários, seja por preços mais altos ou por menos produtos concorrentes no mercado.

Yen observa que essa taxa da Apple dificulta a concorrência das empresas com os aplicativos próprios da Apple, como apontado pelo Spotify. Ele infere, ainda, que o fato de a Apple “alavancar seu poder para suprimir a liberdade digital é simplesmente antiético”.


Ícone do app ProtonMail - Encrypted Email

ProtonMail - Encrypted Email

de Proton Technologies AG

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.12.7 (222.3 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

Conta de desenvolvedor suspensa

Em uma nota relacionada, o desenvolvedor de apps para iOS/iPadOS e macOS Charlie Monroe contou, na manhã de hoje, que descobriu que seus apps não estavam funcionando e que sua conta de desenvolvedor havia sido suspensa sem aviso prévio da Apple.

Olá pessoal, hoje eu acordei com a minha conta de desenvolvedor suspensa sem uma única informação do porque, é por isso que os aplicativos estão travando. Por favor, tenham paciência enquanto eu tento consertar isso com a Apple. Obrigado pela compreensão.

De acordo com o desenvolvedor, ao fazer login na sua conta, ele é direcionado à página para se inscrever no programa de desenvolvedores da Apple — apesar de todos seus apps ainda estarem disponíveis para download.

Monroe diz que tentou todas as formas disponíveis para desenvolvedores entrarem em contato com a Apple, mas que nenhuma funcionou — incluindo o suporte por telefone, que deveria ser o mais rápido.

Tudo isso, é claro, atrapalha ainda mais a imagem da Maçã num momento já difícil para companhia quanto às suas políticas da App Store. Questionada sobre o caso de Monroe, a Apple não divulgou nenhuma informação.

via Cult of Mac, AppleInsider

Atualização, por Rafael Fischmann 05/08/2020 às 09:37

Ao menos o problema de Monroe já foi resolvido pela Apple:

Muito obrigado a todos pelo apoio. A Apple reativou minha conta (novamente sem uma única palavra, pedido de desculpas ou qualquer coisa) e em breve carregarei novas versões.
História completa: blog.charliemonroe.net/a-day-without-…

Atualização: acabei de receber uma ligação com um pedido de desculpas. A conta foi sinalizada erroneamente e essa foi a causa. Dia mais assustador da minha vida, no entanto.

Não deveria, mas acontece.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…