O criador do ProtonMail foi o último a comentar as políticas da Apple sobre a App Store e o relacionamento da companhia com desenvolvedores — e ele não economizou nas reclamações.
Em um post publicado ontem, o fundador e CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. do cliente de email, Andy Yen, escreveu que a Apple se tornou um “monopólio, esmagando concorrentes em potencial com taxas de exploração e realizando censura em nome de ditadores”.
Assim como inúmeros outros desenvolvedores, Yen tem um problema específico com a comissão cobrada pela companhia em compras internas e assinaturas de apps distribuídos na plataforma:
[A comissão de 30% da Apple] é uma taxa que os desenvolvedores devem pagar se quiserem permanecer no negócio. E é uma taxa que prejudica os consumidores porque são indiretamente repassadas aos usuários, seja por preços mais altos ou por menos produtos concorrentes no mercado.
Yen observa que essa taxa da Apple dificulta a concorrência das empresas com os aplicativos próprios da Apple, como apontado pelo Spotify. Ele infere, ainda, que o fato de a Apple “alavancar seu poder para suprimir a liberdade digital é simplesmente antiético”.
Conta de desenvolvedor suspensa
Em uma nota relacionada, o desenvolvedor de apps para iOS/iPadOS e macOS Charlie Monroe contou, na manhã de hoje, que descobriu que seus apps não estavam funcionando e que sua conta de desenvolvedor havia sido suspensa sem aviso prévio da Apple.
De acordo com o desenvolvedor, ao fazer login na sua conta, ele é direcionado à página para se inscrever no programa de desenvolvedores da Apple — apesar de todos seus apps ainda estarem disponíveis para download.
Monroe diz que tentou todas as formas disponíveis para desenvolvedores entrarem em contato com a Apple, mas que nenhuma funcionou — incluindo o suporte por telefone, que deveria ser o mais rápido.
Tudo isso, é claro, atrapalha ainda mais a imagem da Maçã num momento já difícil para companhia quanto às suas políticas da App Store. Questionada sobre o caso de Monroe, a Apple não divulgou nenhuma informação.
via Cult of Mac, AppleInsider
Atualização, por Rafael Fischmann 05/08/2020 às 09:37
Ao menos o problema de Monroe já foi resolvido pela Apple:
História completa: blog.charliemonroe.net/a-day-without-…
Atualização: acabei de receber uma ligação com um pedido de desculpas. A conta foi sinalizada erroneamente e essa foi a causa. Dia mais assustador da minha vida, no entanto.
Não deveria, mas acontece.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.