O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Bug no iOS faz vídeos de Memoji ocuparem um espaço irrecuperável no iPhone

Memojis

Quando gravamos vídeos com o iPhone e depois os apagamos, eles ainda ficam num álbum “Apagados”, de onde podem ser recuperados por até 30 dias. Porém, se você for a esse álbum e apagar o vídeo, ele deixa de ser recuperável e o espaço que antes ocupava é imediatamente liberado no seu aparelho.

Publicidade

Bem, não é em todos os casos que isso acontece, atualmente.

Nosso leitor Adriano Oliveira descobriu um bug no iOS que aparentemente existe desde a versão 13.5 e está presente na 13.6, na recém-liberada 13.6.1 e até mesmo na quarta e última versão beta do iOS 14, envolvendo vídeos de Memoji.

Esses vídeos de Memoji são os que podemos gravar pelo app Câmera do iOS, tal como explicamos no seguinte vídeo:

O problema é muito simples de entender e, ao mesmo tempo, grave: esses vídeos de Memoji, mesmo depois de apagados completamente, ainda continuam ocupando espaço no aparelho. E, ao que tudo indica, não há como recuperá-lo senão fazendo uma restauração completa do sistema.

O Adriano descobriu o bug em seu iPhone XR e está em contato com o time de engenharia da Apple desde meados de junho (caso 101111044055, se alguém de Cupertino estiver lendo isto), trocando informações e logs do aparelho. Nós conseguimos reproduzi-lo facilmente aqui num aparelho rodando o iOS 14 beta 4.

Começamos com 12,9GB ocupados no dispositivo, e observem que o app Fotos nem aparecia ali no começo da lista porque só tinha algumas poucas imagens na sua biblioteca:

Gravamos, então, um vídeo de Memoji com 5 minutos de duração.

O iPhone passou a ocupar 13,7GB e o Fotos foi para o topo da lista de apps, com 575,8MB consumidos:

Voltamos, então, ao app Fotos e apagamos o vídeo. Depois, fomos ao álbum “Apagados” e apagamos ele de lá também.

De volta à tela de armazenamento, vejam que o Fotos sumiu de novo da lista, mas o iOS ainda indicava 13,6GB ocupados. Houve uma pequena variação aí por algum outro motivo qualquer, mas o fato é que os 500-600MB do vídeo não foram recuperados.

Para tornar o problema ainda mais visível e nos certificarmos do fenômeno, gravamos outro vídeo de Memoji — esse, com 10 minutos de duração.

O iPhone passou a ocupar 15,2GB, com o Fotos indo para 1,35GB:

Novamente, repetimos todo o processo de apagar o vídeo.

Como esperado, o iPhone manteve os mesmos 15,2GB ocupados, com o Fotos mais uma vez sumindo do topo da lista:

Ou seja, só com esses dois vídeos de testes com Memojis, “perdemos” mais de 2GB de espaço no iPhone que aparentemente não podem ser recuperados sem uma restauração do sistema.

Vocês podem imaginar o problemão que isso pode vir a se tornar para quem usa muito esse recurso de gravar vídeos com Memojis… Em pouco tempo, o armazenamento interno do iPhone pode se encher e a pessoa nem entenderá o que aconteceu exatamente.

O Adriano tem um personagem no YouTube chamado “Seu Epiphanio”, que explica o bug de forma bem-humorada no vídeo a seguir:

O curioso é que o iOS 13.6.1, liberado ontem pela Apple, até traz uma correção referente a “arquivos de dados de sistema desnecessários que poderiam não ser apagados automaticamente quando há pouco espaço disponível para armazenamento”. Mesmo com essa correção específica o bug dos vídeos de Memoji continua, infelizmente.

Obviamente, fizemos um teste também gravando um vídeo normal (sem Memoji) com o app Câmera. Ele ficou com mais de 1GB, mas esse espaço foi liberado do iOS imediatamente quando o apagamos.

Enquanto a Apple não corrige esse novo problema, sugerimos que vocês evitem ao máximo gravar esses vídeos de Memoji. É o jeito…

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Aplicativo eSocial Doméstico

Governo lança app do eSocial para facilitar contabilidade de trabalhadores domésticos

Próximo Artigo
Jogo Fortnite, da Epic Games, em um iPhone

Fortnite é removido da App Store horas após implementar sistema de pagamento próprio [atualizado 5x: Epic processa, Google também bane]

Posts Relacionados