O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Facebook afirma que taxas da App Store prejudicarão pequenos negócios durante a pandemia

A gigante juntou-se ao coro de críticas à loja

O Megazord de empresas e desenvolvedoras que se juntaram para contestar as políticas da Apple com a App Store acabou de ganhar um parceiro formidável: o Facebook.

Publicidade

Em entrevista à Bloomberg1, a executiva Fidji Simo (responsável pelo aplicativo do Facebook para iOS e Android) criticou a Apple por não ter aberto mão da taxa de 30% da App Store durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), afirmando que a inflexibilidade da Maçã prejudicou inúmeros pequenos negócios durante o período de fragilidade econômica.

Simo referia-se especificamente ao novo recurso de eventos online pagos do Facebook, ferramenta lançada recentemente em 20 países (incluindo o Brasil) a qual permite que páginas vendam aulas, workshops, transmissões, gravações de podcasts e outros conteúdos exclusivos para o seu público — todos vendidos, faturados e transmitidos pela própria rede.

No Android ou na web, as transações da plataforma serão realizadas pelo Facebook Pay; como uma forma de aliviar os gastos para as pequenas empresas, o Facebook decidiu que, os criadores dos eventos ficarão com 100% da receita gerada ao menos até o próximo ano.

Publicidade

No iOS, por outro lado, os pagamentos (como de costume) devem ser feitos por meio do sistema da App Store — com isso, os criadores dos eventos ficam com 70% das receitas geradas por iPhones e iPads, enquanto a Apple fica com os 30% restantes. Quando um usuário tenta adquirir um evento online pago no aplicativo do Facebook para iOS, um aviso deixa claro que 30% do valor da compra ficarão com a Maçã:

Eventos online pagos do Facebook

Simo afirmou que a posição inflexível da Apple poderá prejudicar pequenos negócios, que dependem dessa receita extra para se manter durante a pandemia:

Nós pedimos à Apple que reduzisse a taxa de 30% da App Store ou nos permitisse oferecer a opção de pagamento pelo Facebook Pay para que nós pudéssemos absorver todos os custos pelos negócios em dificuldades durante a COVID-19. Infelizmente, eles negaram os dois pedidos e as pequenas empresas receberão apenas 70% da receita gerada com tanto suor. Como isso é muito complicado, enquanto o Facebook estiver abrindo mão das próprias taxas, nós deixaremos todas as taxas bem evidentes nos nossos produtos.

A Apple não se pronunciou sobre o caso — e, assim como nas demais polêmicas em que está envolvida, não há nenhum sinal de que a Maçã cederá às pressões. Ao menos caso algum órgão regulador a obrigue a isso, naturalmente.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Donald Trump, presidente dos EUA

"Que seja", diz Trump sobre possível queda nas vendas de iPhones por banimento do WeChat

Próximo Artigo
Kompressor

Promoções do dia na App Store: Kompressor, Street Kart Racing, FlagSwitcher e mais!

Posts Relacionados