Propositalmente ou não, o Instagram mantinha fotos e mensagens privadas em seus servidores mesmo após elas terem sido excluídas por usuários. Fato é que a “falha” foi vista por Saugat Pokharel, que recebeu uma recompensa de US$6.000 da rede social pela descoberta. As informações são do TechCrunch.
Pokharel descobriu que seu conteúdo não havia sido removido em outubro, após baixar uma cópia de seus dados do Instagram — cujo recurso foi implementado há dois anos para cumprir com regulamentos de privacidade de dados da União Europeia.
O Instagram disse que o motivo pelo qual as informações de Pokharel nunca foram totalmente removidas de seus servidores foi devido a um bug, que agora está corrigido.
O pesquisador relatou um problema em que as imagens e mensagens excluídas do Instagram de alguém seriam incluídas em uma cópia de suas informações se usassem nossa ferramenta “Baixe seus dados. Corrigimos o problema e não vimos evidências de abuso. Agradecemos ao pesquisador por nos relatar esse problema.
O problema é semelhante a um bug que o Twitter corrigiu no ano passado, no qual mensagens de vários anos atrás foram descobertas em um arquivo de dados de contas que não estavam mais ativas.
Embora a recuperação de dados excluídos esteja relacionada com bugs em ambos os casos, vale lembrar que, quando você opta por excluir o conteúdo de contas de mídia social, ele ainda pode ficar nos servidores das empresas por algum tempo.