O melhor pedaço da Maçã.

Telegram finalmente ganha suporte a chamadas de vídeo [atualizado 2x]

Já disponível em todas as plataformas

Usuários do Telegram adoram listar os recursos trazidos pela plataforma que ainda não existem no WhatsApp, mas em ao menos uma frente o mensageiro do Facebook estava nadando de braçada em relação ao adversário: chamadas de vídeo. Agora, não mais.

Publicidade

Depois de anos de espera (e até algumas piadinhas aqui e ali), a equipe de desenvolvimento do Telegram anunciou hoje que o aplicativo finalmente ganhará, de fato, suporte às videochamadas. O recurso já estava em fase de testes há alguns meses, e chega no exato dia em que o Telegram completa sete anos de existência.

As chamadas de vídeo do Telegram podem ser iniciadas na página de perfil do contato desejado, e você pode ligar ou desligar o vídeo a qualquer momento durante uma chamada de voz. As ligações são compatíveis com o modo Picture-in-Picture (PiP), para que você navegue pelo mensageiro enquanto vê seu interlocutor por uma janelinha flutuante em algum canto da tela.

Telegram Video Calls (GIF animado)

Vale notar que, assim como as ligações de voz, as chamadas de vídeo são protegidas por criptografia de ponta a ponta. Para confirmar a proteção, basta conferir se os quatro emojis exibidos na tela durante a chamada são os mesmos para você e para o seu interlocutor. Nesse momento inicial, as videochamadas serão apenas entre dois contatos, mas o Telegram afirmou que adicionará a opção de chamadas em grupo já nos próximos meses.

Publicidade

O recurso já está disponível no Telegram para Android, e chegará ao iOS nos próximos dias — isso porque, segundo a equipe do mensageiro, a Apple não aprovou a nova versão do aplicativo a tempo. Naturalmente, a empresa aproveitou a oportunidade para dar mais uma alfinetada nas políticas da App Store:

Se você estiver no iOS e quiser testar as Vídeo Chamadas do Telegram, terá que esperar até que a Apple permita que você faça isso — ou mudar para uma plataforma que tenha mais respeito aos seus usuários e desenvolvedores, como o Android. 😉

O criador do Telegram, Pavel Durov, foi ainda mais duro no Twitter ao expressar seu suporte à Epic Games na batalha épica (sem trocadilhos) contra a Apple:

Como um fã de Fortnite (e da liberdade), eu apoio totalmente a Epic Games em sua luta contra a Apple. O fato de que os usuários e desenvolvedores têm deixado a Apple mantê-los numa escravidão digital por 12 anos é um insulto à humanidade.

Bom… polêmicas e comparações racistas descabidas à parte, o fato é que o Telegram finalmente ganhará um recurso há tanto solicitado. Assim que o update para iOS chegar à App Store, avisaremos a todos vocês; por ora, não há informação sobre as chamadas de vídeo chegarem ao Telegram para macOS.

Publicidade

E aí, curtiram?

Atualização, por Eduardo Marques 14/08/2020 às 18:53

A versão 7.0 do Telegram para iOS está agora disponível na App Store, trazendo o recurso de videochamadas. 😊


Ícone do app Telegram Messenger
Telegram Messenger de Telegram FZ-LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.9.2 (158.9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

dica do Mateus Cardoso

Atualização II, por Eduardo Marques 14/08/2020 às 19:38

O Mateus também nos avisou que a versão multiplataforma do Telegram Desktop (disponível para macOS, Windows e Linux) e o Telegram (o mesmo app que é distribuído na Mac App Store, só que disponível pelo site oficial do mensageiro) também já receberam o recurso de chamadas em vídeo.

Aos que usam a versão do Telegram da Mac App Store, só resta esperar a atualização — que normalmente demora um pouco mais para sair mesmo.


Ícone do app Telegram
Telegram de Telegram Messenger LLP
Compatível com Macs
Versão 10.9.1 (99.5 MB)
Requer o macOS 10.13 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confirmado: Disney+ chegará ao Brasil em novembro [atualizado: 17/11]

Próx. Post

Apple TV+ terá romance de espionagem estrelado por Idris Elba

Posts Relacionados