O melhor pedaço da Maçã.

Após polêmica, Apple encerrará conta de desenvolvedora da Epic Games

A empresa não poderá mais desenvolver produtos para a App Store
Jogo Fortnite Battle Royale para iOS

Se você não esteve debaixo de uma pedra na semana passada, certamente acompanhou a guerra aberta entre a Apple e a Epic Games, que se iniciou quando a desenvolvedora implementou um sistema de pagamento próprio dentro de Fortnite, seu título mais popular — e chegou ao seu ápice quando a Maçã (e o Google, posteriormente) removeu o jogo da App Store.

Publicidade

Agora, já temos o próximo passo da confusão: a Apple informou à Epic que encerrará sua conta de desenvolvedora da App Store e cortará o acesso da empresa às ferramentas de desenvolvimento para iOS/iPadOS e macOS no dia 28 próximo. Em outras palavras, a Epic não poderá mais distribuir jogos na App Store ou desenvolver novas criações para a plataforma da Maçã — ao menos até segunda ordem.

A própria Epic anunciou a novidade no Twitter, e afirmou que contestará a “retaliação” (nas palavras deles) na justiça — como já sabemos, a desenvolvedora entrou com uma ação contra a Apple na Corte Distrital do Norte da Califórnia, poucas horas após a remoção de Fortnite da App Store.

O — provável — banimento terá consequências gigantescas para a App Store e para o mundo dos jogos (e para a própria Epic, obviamente). A loja da Maçã perderá definitivamente Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo e com uma base de 350 milhões de jogadores, e todos os demais títulos da desenvolvedora, como Battle Breakers.

Publicidade

Há de se considerar também que a Epic é a desenvolvedora do Unreal Engine, motor de renderização 3D utilizado por incontáveis desenvolvedoras e jogos em todas as plataformas (incluindo o iOS/iPadOS). O banimento não significa que todos os jogos baseados no Unreal Engine terão de deixar a App Store, mas dificultará o desenvolvimento do motor de renderização nos sistemas operacionais da Apple — o que, por consequência, poderá deixar esses jogos desatualizados ou em descompasso em relação às demais plataformas.

Nos autos do processo, a Epic afirma que, se o banimento for em frente, a desenvolvedora “será forçada a descontinuar o Unreal Engine para essas plataformas” [iOS/iPadOS e macOS] — potencialmente tirando do ecossistema da Maçã outros arrasa-quarteirões, como PUBG, Mortal Kombat e Injustice 2. Ou seja, o estrago poderá ser grande na plataforma da Apple.

Vamos acompanhar, portanto, os próximos passos dessa história.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como acessar conteúdos indisponíveis no Brasil pela Apple TV

Próx. Post

Ícone do TestFlight para iOS/iPadOS muda e indica possível lançamento para macOS

Posts Relacionados