O melhor pedaço da Maçã.

Como acessar conteúdos indisponíveis no Brasil pela Apple TV

Sim, é possível — basta usar o serviço certo
Apple TV

Já falamos aqui várias vezes sobre as vantagens de usar uma VPN para a sua navegação em todos os dispositivos — temos um vídeo e um artigo completo sobre isso, inclusive.

Publicidade

Duas das principais vantagens de usar as chamadas redes privadas virtuais são a segurança (já que você navega sobre uma “camada” de anonimidade, por assim dizer) e a possibilidade de acessar conteúdos normalmente indisponíveis no país onde você está — como sua conexão é remota e pode vir de um outro território, é possível, por exemplo, acessar a Netflix de um outro lugar para assistir a conteúdos que não estão disponíveis no Brasil, por exemplo.

Essa segunda vantagem é bem importante para usuários da Apple TV, que é o dispositivo consumidor de conteúdo por excelência. O problema é que, ao contrário do Mac ou do iPhone/iPad, a caixinha preta da Maçã não tem uma opção para instalar serviços de VPN.

Isso não significa, entretanto, que você não possa realizar alguns pequenos “truques” para fazer com que a sua Apple TV acesse conteúdo de outros países: para isso, você precisa escolher um serviço de VPN que ofereça suporte ao dispositivo. Algumas das opções mais populares do mercado trazem essa possibilidade, e a nossa recomendação é a ExpressVPN — por esse link você pode obter três meses grátis no plano anual do serviço.

Publicidade

Nosso pequeno guia refere-se ao processo da ExpressVPN, mas caso você utilize algum outro provedor de VPN, recomendamos explorar as opções do serviço em questão para obter um SmartDNS apropriado para a Apple TV — geralmente, caso o serviço ofereça essa ferramenta, ela estará destacada nas opções de instalação na página da sua conta.

Vale notar que, em qualquer caso, o processo abaixo não fará com que sua Apple TV rode numa VPN propriamente dita: você poderá acessar conteúdos bloqueados geograficamente, mas não terá a camada extra de segurança pois sua conexão não estará protegida ou criptografada por servidores remotos. Esse tipo de proteção não chega a ser tão importante num dispositivo que acessará somente plataformas de streaming, mas fica o aviso, de qualquer forma.

Com tudo isso em mente, basta seguir os passos abaixo:

ExpressVPN na Apple TV
  1. Abra a página da sua conta da ExpressVPN num computador. Clique em “Painel”.
  2. Clique em “Configurar Outros Dispositivos”.
  3. No lado esquerdo da tela, selecione a opção “Apple TV”.
  4. No lado direito da tela, o ExpressVPN exibirá o endereço IP do servidor DNS do MediaStreamer, que permitirá à Apple TV conectar-se aos servidores do serviço. Mantenha esse número em mãos.
  5. Vá à Apple TV e abra Ajustes » Rede.
  6. Selecione sua conexão ativa, exibida no topo da tela.
  7. Caso necessário, selecione a sua rede Wi-Fi.
  8. Role as opções para baixo e selecione a opção “Configurar DNS”. Selecione a opção “Manual”.
  9. Anote o endereço IP exibido na tela e guarde em algum lugar, para o caso de querer retornar às configurações padrão posteriormente. Em seguida, modifique o endereço para aquele fornecido pela ExpressVPN no passo 4.
  10. Retorne à tela principal dos Ajustes. Selecione Sistema » Reiniciar para aplicar as modificações.
ExpressVPN na Apple TV

Pronto: sua Apple TV já estará conectada aos servidores da ExpressVPN e você poderá explorar o conteúdo das plataformas de streaming de outros cantos do mundo.

Publicidade

Aproveite! 🤓

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

VIX, streaming de vídeos gratuito com propagandas, é lançado no Brasil

Próx. Post

Após polêmica, Apple encerrará conta de desenvolvedora da Epic Games

Posts Relacionados