Desde o início da pandemia, o Google acelerou bastante o desenvolvimento da sua plataforma Meet e até abriu, temporariamente, certos recursos de forma gratuita.
Provavelmente devido a toda essa dedicação dada, o Google Meet evoluiu bastante e poderá substituir de vez o Google Duo — apontam fontes do 9to5Google.
Para viabilizar isso, o Meet teria que incorporar alguns recursos do Duo — a começar pela simplicidade de se realizar uma videochamada entre duas pessoas, apenas. Internamente, o projeto é referenciado como “Duet” (de Duo + Meet, hehe).
Em uma declaração, o Google não confirmou a possibilidade, mas também não a negou completamente:
Estamos totalmente investidos no Duo, que teve um crescimento surpreendente durante a pandemia. Pessoas em todo o mundo dependem mais do que nunca de videochamadas e não temos planos de interromper isso. Continuaremos investindo na construção de novos recursos do Duo e na entrega de uma experiência agradável para nossos usuários, clientes e parceiros. Colocamos a organização Duo sob a liderança de Javier Soltero em maio e, portanto, estamos procurando maneiras de nossos produtos de videochamada melhorarem juntos.
Se tem duas coisas que o Google nunca acertou a mão para valer, foram redes sociais e apps de comunicação. Neste último caso, eles já apostaram em várias plataformas com nomes diferentes e hoje têm vários apps que servem mais ou menos para a mesma coisa, confundindo usuários.
O Meet está realmente bem bacana e, se ele incorporar alguns recursos que faltam, não seria nada mau vê-lo como a nova e única plataforma de comunicação por vídeo do Google. Ainda assim, não é uma chave que se vira da noite pro dia.