O melhor pedaço da Maçã.

Google leva autenticação de dois fatores “física” para iPhones

Paul Stamatiou
Autenticação de dois fatores do Google no iPhone

Em meados do ano passado, comentamos uma ferramenta do Google para autenticar logins que usa um novo protocolo, baseado na tecnologia Bluetooth, para criar uma rede de comunicação entre smartphones Android e iPhones/iPads. Essa função, no entanto, só era possível a partir de dispositivos Android. Bem, até agora.

Publicidade

A gigante de Mountain View atualizou, nesta semana, o seu app Google Smart Lock com a opção para gerar chaves de segurança diretamente do iOS. Isso significa que usuários do Google podem usar esses dispositivos como uma opção para autenticação de dois fatores ao fazer login nas suas contas.

De acordo com Filippo Valsorda, criptógrafo do Google, essa tecnologia usa a Secure Enclave dos iPhones (componente físico do aparelho onde outros dados de segurança do dispositivo são armazenados) para gerar a chave de segurança.

Alguém sabe o que significa uma chave de segurança interna?

Ela usa a Secure Enclave como uma chave de segurança, é bem legal.

Na prática, após instalar o app, uma notificação push aparecerá no seu iPhone quando você tentar fazer login na sua conta do Google (por enquanto apenas no Chrome); em seguida, é necessário desbloqueá-lo e autenticar sua biometria para que o processo de login seja concluído — tudo sem precisar digitar a sua senha.

Publicidade

O processo é semelhante ao Google Prompt, mas a principal diferença é que o app Smart Lock funciona por Bluetooth, em vez de se conectar pela internet — algo que o difere também de outros apps de autenticação de dois fatores, como o Microsoft Authenticator.

Por outro lado, o app pode falhar justamente no quesito segurança. Isso porque, se o iPhone já estiver desbloqueado no momento do login, ele não exigirá que o usuário se autentique por meio do Touch ID ou do Face ID — logo, qualquer um poderá, teoricamente, aprovar a tentativa de login.


Ícone do app Google Smart Lock
Google Smart Lock de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.13 (44.4 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

De acordo com o The Verge, o suporte a esse método de autenticação parece estar limitado apenas aos logins realizados no navegador Chrome. No entanto, pode ser que o Google esteja expandindo-o aos poucos — portanto, nos avise caso você consiga fazer login em algum dos outros serviços da empresa por esse método.

via 9to5Google

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

E se o Mac tivesse um Modo Pouca Energia?

Próx. Post

Designer lança acervo gigantesco sobre a história da Apple

Posts Relacionados