O melhor pedaço da Maçã.

Startups coreanas também contestam políticas das lojas de apps da Apple e do Google

Placeit
Jogos na App Store

Certamente você já deve ter cruzado com a máxima “não existe nada tão ruim que não possa piorar”. Para a Apple, isso tem se aplicado recorrentemente à polêmica envolvendo as políticas da sua loja de aplicativos.

Publicidade

Em paralelo ao grande imbróglio envolvendo a Epic Games (que ocasionou na remoção do jogo Fortnite da App Store), a qual sucede uma série de reclamações envolvendo a taxa de 30% (cobrada pela Apple em compras internas e em assinaturas de apps distribuídos pela App Store), várias startups coreanas exigiram que a Comissão de Comunicações da Coreia abra uma investigação sobre as políticas não só da Maçã, mas também do Google. As informações são do The Korea Herald.

Uma aliança de desenvolvedores e empresas da área de tecnologia apresentou uma petição na qual argumenta que as empresas americanas podem estar violando leis coreanas sobre compras em aplicativos, incitando um “comportamento anticompetitivo” — como vem sido amplamente debatido, não só nesse caso.

Mais precisamente, eles explicam que a Apple tem forçado desenvolvedores a usarem seu sistema de compra desde 2011 — no qual são cobrados os famigerados 30% de taxa. Semelhantemente, o Google exige que os apps/jogos distribuídos na sua loja na Coreia também usem seu próprio método de pagamento, que por sua vez também deduz um valor das compras realizadas em games.

Publicidade

Embora a taxa de comissão de 30% seja muito alta por si só, é mais problemático que eles forcem um sistema de pagamento específico no mercado de aplicativos.

Eles dizem, ainda, que embora os grandes desenvolvedores possam negociar tais taxas com as empresas, isso está fora do alcance de pequenos negócios e startups. Além disso, eles temem que possíveis negociações acabam aumentando o valor da comissão de compras internas.

A Apple não comentou o caso, por ora. De qualquer forma, essa é mais uma batata que esquenta nas mãos da companhia.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá lançar novos iPads Pro com os “iPhones 12”; “iPad Air 4” chegaria em março

Próx. Post

Instagram agora mostra “publicações sugeridas” no feed em vez das fotos que você já viu

Posts Relacionados