Se você usa o Lightroom para iOS, é bom checar agora mesmo se o aplicativo está devidamente atualizado: um update (5.4) recente, liberado pela Adobe na última segunda-feira (17/8), veio com uma falha grave que apagou irrecuperavelmente os dados de alguns usuários. Uma atualização suplementar (5.4.1), disponibilizada ontem, corrigiu o problema.
Tudo começou quando usuários nos fóruns do Photoshop e no Reddit começaram a relatar os problemas. A falha apagou todos os dados — fotos, edições, histórico, presets, marcas d’água e outros elementos — dos usuários que não estivessem sincronizados com a Creative Cloud. Uma das pessoas afetadas relatou que perdeu mais de dois anos de trabalho por conta da falha.
Segundo um representante da Adobe, a perda desses dados não-sincronizados é “irrecuperável”. A única esperança que os usuários podem ter é restaurando seus dispositivos com um backup do iCloud anterior à data da perda dos dados, mas nem isso garante que as fotos e edições serão recuperadas.
Ainda não se sabe a magnitude da falha, mas é de se imaginar que ela tenha atingido principalmente usuários não-pagantes do Lightroom, uma vez que o espaço de armazenamento em nuvem é bem pequeno nessa versão gratuita — e os usuários, portanto, são obrigados a salvar suas fotos e edições localmente, apenas.
O fato é que o problema é gravíssimo, especialmente quando estamos tratando de um dos softwares de tratamento mais utilizados do mundo, inclusive por profissionais que depositam nele todo o seu trabalho. Vamos ver se a resposta da Adobe vai ficar só por isso, mesmo…
via PetaPixel