No início da semana, falamos aqui sobre uma mudança importante para o AppleCare+, programa de garantia estendida da Apple com cobertura a danos acidentais: nos Estados Unidos e no Canadá, consumidores passarão a poder adquirir o serviço até um ano após a compra do produto em questão — um bom salto em relação à janela de 60 dias admitida atualmente.
Pois, agora há pouco, o MacRumors obteve informações adicionais sobre como funcionará essa nova janela — e, infelizmente, as notícias não são muito boas para usuários brasileiros (ou de qualquer país que não os EUA ou o Canadá) que se acostumaram a adquirir os planos de garantia estendida online.
De acordo com a matéria, para adquirir o AppleCare+ mais de 60 dias após a data da compra do produto, o usuário necessariamente precisará levar o dispositivo a uma loja da Maçã para inspeção; se o aparelho tiver algum dano acidental, ele obviamente precisará ser reparado (pelo preço cheio) antes da aquisição do serviço.
A opção de aquisição online continua valendo, mas ainda com a janela tradicional de 60 dias. Com ela, o dispositivo não precisa ser inspecionado presencialmente, já que a Apple simplesmente roda um diagnóstico remoto para verificar se o aparelho está em boas condições (e, portanto, apto para receber o serviço).
Para quem tem interesse, esse nosso post ensina como adquirir o AppleCare+ remotamente para o seu dispositivo, mesmo estando no Brasil — o serviço, apesar de não ser comercializado por aqui, é atendido normalmente pelas lojas da Apple e pelos Centros de Serviço Autorizados brasileiros.
Voltando às regras da nova janela de um ano, ela atende todos os produtos cobertos pelo AppleCare+, menos a Apple TV. O plano AppleCare+ Theft and Loss, que cobre perdas e roubos de iPhones além dos danos acidentais, continua com a janela padrão de 60 dias e só é aceito nos EUA.
Além disso, ao contrário do que afirmamos no post anterior, usuários poderão sim adquirir o AppleCare+ em prestações mensais dentro da janela de um ano. Também haverá, como de costume, a opção de fazer a compra avulsa ou de adquirir o serviço por meio de parcelas no Apple Card.
Ainda não há informações se a novidade vale retroativamente para produtos adquiridos há mais de 60 dias e há menos de um ano, mas ficaremos atentos quanto a essa informação.