Mais um dia, mais uma acusação de comportamento predatório por conta da Apple e da App Store — hoje, com uma pitada de non-sense jogada na receita.
Explico: o cofundador da plataforma WordPress, Matt Mullenweg, afirmou hoje no Twitter que a Apple bloqueou updates do aplicativo do serviço na App Store, exigindo que a empresa ofereça a venda de domínios e de planos pagos no aplicativo (e compartilhe, portanto, 30% da receita gerada com essas vendas). O problema: o WordPress nunca fez, nem tinha planos de fazê-lo via aplicativo.
Para os não-versados em WordPress, a plataforma tem, digamos, duas versões (ambas de código aberto): o wordpress.org é a sua versão profissional, na qual desenvolvedores e webmasters podem instalar o software em hospedagens e domínios próprios e personalizá-lo ao seu bel prazer. Milhões de websites profissionais, MacMagazine incluso, são baseados nesse software.
Já o wordpress.com é a versão simplificada do serviço, em que blogueiros iniciantes podem iniciar um site em poucos toques/cliques e de forma gratuita; usuários que queiram um domínio próprio (seudominio.com
, por exemplo) podem, opcionalmente, comprá-lo na própria plataforma ou fazer o upgrade para planos pagos, com mais armazenamento e opções de personalização e suporte.
O aplicativo do WordPress, embora permita que usuários acessem sites da versão .org
, é focado na versão .com
: por lá, usuários podem iniciar novos sites rápida e gratuitamente. O app não traz nenhum tipo de compra interna — quem quiser adquirir um domínio ou assinar um plano pago precisa necessariamente fazê-lo pelo site do WordPress.
É aí que entra a pitada non-sense da história: se Mullenweg estiver relatando a história toda (e ele não teria nenhum motivo para não fazê-lo, aparentemente), a Apple obrigou o WordPress a oferecer um serviço que nunca esteve no app do iOS para então cobrar sua taxa de 30% sobre ele.
O caso, claro, atraiu críticas de usuários e profissionais que mantém sites no WordPress. Um deles foi Ben Thompson, do Stratechery:
—
Para que fique claro, o app não vende nada, e por que venderia? É um projeto de código aberto. A Apple está obrigando a adição de uma ferramenta que não tem qualquer razão plausível para existir.
No fim das contas, temos aqui mais um caso que muito provavelmente será usado contra a Apple nos tribunais, seja pela Epic ou por qualquer outra empresa que queira enfrentar a Maçã.
Resta saber se, com a divulgação da história, a empresa voltará atrás nessa exigência. A versão atual do WordPress para iOS, a 15.4, saiu hoje mesmo na App Store — ou seja, dá a entender que a Automattic acatou a exigência da Apple, embora absolutamente nada sobre isso seja citado nas notas de liberação (changelog) do último update. Bem esquisito.
Atualização, por Eduardo Marques 22/08/2020 às 01:58
O The Verge explicou a confusão sobre a mais recente atualização do aplicativo.
De acordo com eles, Mullenweg tentou dialogar com a Apple e até mesmo solucionar o problema bloqueando as funções do app relacionadas aos planos pagos oferecidos no site (a fim de ficar em conformidade com as regras da loja).
A Maçã, contudo, não aceitou. Ele então desistiu da disputa e combinou que implementará as compras dentro do app em até 30 dias, o que fez a Apple liberar o último update (ainda sem as In-App Purchases).
Atualização II, por Rafael Fischmann 23/08/2020 às 06:55
O caso já foi resolvido.