O melhor pedaço da Maçã.

“Apple Glass” poderá usar áudio espacial em navegações e mapear ambientes

Shutterstock.com
Óculos de realidade aumentada ("Apple Glasses")

estamos acostumados com a Siri nos dizendo quando virar à esquerda ou à direita, seja no iPhone, no Apple Watch ou via CarPlay, mas parece que a Apple quer levar isso adiante — e para dispositivos que ainda estão apenas no plano teórico.

Publicidade

Em conjunto a uma patente que poderá fornecer aos AirPods a capacidade de alertar usuários em situações de perigo, a gigante de Cupertino garantiu uma nova propriedade intelectual denominada “Navegação de Áudio Espacial” (“Spatial Audio Navigation”), que descreve como áudio pode ser usado para fornecer orientações no mundo real com realidade aumentada (AR) e realidade mista (MR).

Como muitos devem saber, o único dispositivo da companhia que poderá contar com tais tecnologias (AR e MR) é o “Apple Glass”, supostos óculos inteligentes da companhia, cujo lançamento poderá ocorrer em 2023.

Patente de áudio espacial do "Apple Glass"

De acordo com as especificações da patente, o “Apple Glass” poderá alertar usuários (seja no próprio gadget, em fones de ouvido ou alto-falantes externos) a partir da “localização espacial da fonte de um som”.

Publicidade

Por exemplo, para guiar usuários em um caminho enquanto ouve música, a fonte aparente da música pode ser colocada na frente deles para guiá-los ao longo do caminho ou movida para um dos lados para indicar que eles façam uma curva.

Com isso, a empresa espera reduzir o número de acidentes e problemas de navegação, uma vez que muitos podem se enganar com orientações faladas, a exemplo da própria Siri.

De acordo com o AppleInsider, futuros gadgets da companhia, como os próprios iPhones, ou o “Apple Car”, também poderão contar com a tecnologia para melhorar a experiência de navegação.

Mapeamento AR

Outra patente concedida à Apple nesta semana também sugere o uso de uma tecnologia de mapeamento no “Apple Glass”, a qual permitiria que o gadget analise ambientes e compartilhe esses dados com outros dispositivos para “melhorar o reconhecimento espacial de um ambiente”.

Patente de mapeamento AR

Intitulada “Localização e Mapeamento Simultâneo de Vários Usuários” (“Multiple User Simultaneous Localization and Mapping”, ou SLAM), a patente pode dar à Apple as ferramentas para criar um mapa mais preciso, permitindo um melhor posicionamento de marcadores virtuais, de forma que objetos virtuais possam interagir com o ambiente.

Publicidade

O AppleInsider destaca que, embora a ideia por trás do SLAM possa ser aplicada em dispositivos móveis, como iPhones usando apps baseados no ARKit, é mais provável que usuários experimentem tal tecnologia no “Apple Glass”.


Vale notar que a Apple registra vários pedidos de patentes semanalmente e que, mesmo que elas indiquem possíveis áreas de interesse da sua equipe de pesquisa e desenvolvimento, isso não garante que os conceitos de fato serão implantados em futuros produtos ou serviços.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Kuo: para cortar custos, baterias dos “iPhones 12” serão mais baratas

Próx. Post

mophie lança novas baterias portáteis com USB-C e carregamento sem fio

Posts Relacionados