O que parecia ser o início de mais uma polêmica daquelas envolvendo a Apple, a App Store e sua comissão de 30% felizmente já foi rapidamente encerrada.
Na sexta-feira (21/8) à noite, noticiamos que a Apple havia bloqueado atualizações do WordPress para iOS exigindo a implementação de compras internas (In-App Purchases) referentes à assinatura de planos do wordpress.com, que dariam obviamente os 30% de comissão à Apple.
Matt Mullenweg, cofundador da plataforma, se mostrou disposto a cumprir com os termos estipulados pela Apple e concordou em implementar tais compras internas num prazo de 30 dias. Por isso mesmo, na própria sexta-feira saiu na App Store a versão 15.4 do aplicativo.
Mas, aparentemente, mesmo assim a Apple percebeu que não havia necessidade disso. Em contatos subsequentes com o time do WordPress, a Apple concordou em abrir mão da exigência visto que a desenvolvedora se comprometeu a não mais mostrar no app informações dos planos com links externos para sua assinatura — regra essa da App Store já bastante conhecida por todos nós.
Ou seja, como esperado, contanto que o WordPress não promova seus planos pagos dentro do app levando os usuários para uma página externa, ele obviamente não tem obrigação nenhuma de implementar tais compras internas e, portanto, de pagar nada à Apple.
John Gruber, do Daring Fireball, recebeu a seguinte declaração da Apple:
Acreditamos que o problema com o aplicativo WordPress foi resolvido. Uma vez que o desenvolvedor removeu a exibição de suas opções de pagamento de serviço do aplicativo, agora é um aplicativo autônomo gratuito e não precisa oferecer compras no aplicativo. Informamos o desenvolvedor e pedimos desculpas por qualquer confusão que causamos.
No Twitter, Mullenweg elogiou a reavaliação por parte da Apple:
Ele afirmou também que não esperava o alcance obtido pelo seu tweet original divulgando o problema e que, nas últimas semanas, já havia discutido essas possibilidades de forma privada com a Apple.
Embora o desfecho aqui seja positivo, temos mais um exemplo entre inúmeros de que, muitas vezes, a Apple realmente só cede sob pressão da mídia. A disputa com a Epic Games é um caso completamente diferente, claro, e ao menos teoricamente não há nada de errado na forma como a Maçã está respondendo às atitudes da Epic.